07 JAN 2019
Garça participa de encontro nacional de pesquisadores científicos em Franca

Em sua 19ª edição, o Encontro de Pesquisadores do Unifacef (Centro Universitário Municipal de Franca), tradicional evento científico de abrangência nacional, recebeu uma representante de Garça no mês de novembro. A secretária municipal de Desenvolvimento de Turismo, Márcia Cristina Praxedes, explanou sobre as pesquisas que estão sendo realizadas e as implantações que devem ser feitas na Sentinela do Planalto.

A secretária de Turismo explicou que faz parte Grupo de Pesquisa ?Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional?, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que atua na Universidade Estadual Paulista (Unesp-Marília). O objetivo do grupo é buscar o estreitamento do elo entre ensino, pesquisa e extensão, envolvendo diferentes níveis de formação da pós-graduação, graduação e de profissionais atuantes no mercado de trabalho.

Por fazer parte deste grupo e estar envolvida na pesquisa científica para o desenvolvimento do turismo em Garça, Márcia Praxedes apresentou o projeto ?Turismo como aporte para o desenvolvimento regional e local?, em parceria com Everaldo Henrique dos Santos Barbosa, mestrando em Ciência da Informação na Unesp em Marília.

?Me apresentei como secretária municipal de Desenvolvimento de Turismo em Garça, interessada em implantar um sistema estruturado de turismo aqui na cidade, considerando todas as suas potencialidades e o título de Município de Interesse Turístico (MIT). O grupo conta com pesquisadores, docentes, discentes de pós-graduação e iniciação científica, que estão contribuindo com a efetividade deste trabalho. Tudo isso possibilitou que apresentasse o nosso projeto lá em Franca e que ele fosse selecionado para publicação do Centro Universitário Municipal de Franca?, contou a secretária.

O encontro tinha como objetivo a interação de pesquisadores por meio de apresentações de trabalhos, palestras e mesas redondas, promovendo o pensar e o interagir, conectando o conhecimento com a realidade, por meio de diálogos e debates, além de promover e incentivar o conhecimento e o crescimento científico, visando estimular um processo de construção e socialização dos saberes.

?Estamos montando um planejamento estratégico com as cidades do nosso entorno, no sentido de descobrir o que cada uma tem, para que isso possa ser amplamente divulgado. Dessa forma, os turistas podem ficar um tempo maior aqui na cidade, conhecendo não apenas o que temos em Garça, mas também os atrativos dos municípios vizinhos?, afirmou Márcia Praxedes.