04 FEV 2019
Integrantes do Nikkey Clube decidem tema do Cerejeiras Festival 2019

Aconteceu na quinta-feira, dia 31 de janeiro, reunião para definir o tema para o Cerejeiras Festival 2019 que acontecerá de 27 a 30 de junho na região do Bosque das Cerejeiras, lago artificial J.K. Williams e concha acústica.

Coube aos integrantes do Nikkey Club de Garça a escolha entre três temas diferentes apresentados: o tsuru, que é a Garça em Origami (dobradura japonesa), o Daruma e a carpa, Koi (?) em japonês (pronuncia-se côi). A definição foi a favor da Koi, a carpa.

A partir de agora a organização do evento começará a trabalhar as artes de decoração e o mídia kit que será apresentado para os futuros patrocinadores.

Participarm da reunião a presidente do Nikkey Club de Garça, Wilma Christóforo, juntamente com vários integrantes do clube, o Prefeito João Carlos dos Santos, o Vice Prefeito, Cassiano Pelegrini, o secretário de Comunicação e Eventos, Fábio Bonassa, o apresentador oficial do evento, Nobuhiro Hirata e o designer gráfico Kadu Rampazo, que construiu as três opções apresentadas.

SIGNIFICADO DA CARPA

Segundo a mitologia japonesa, as carpas são símbolos de prosperidade, longevidade e fertilidade.

As carpas ornamentais surgiram no Japão por mutação genética da carpa comum, originária da China.

LENDA DA CARPA

Segundo esta lenda, muito antiga por sinal, a carpa tinha que atingir a fonte do rio que corta a China, o Huang Ho (Rio Amarelo), na época da desova. Para isso, tinha que nadar contra a correnteza e saltar cascatas até à montanha Jishinhan. A carpa que alcançasse o topo tornava-se um dragão.

Por causa dessa crença, acredita-se que uma carpa subindo a correnteza de um rio significa força, coragem e determinação para alcançar objetivos e superar dificuldades. Já uma carpa descendo significa objetivos alcançados ou metas cumpridas. Outra característica interessante das carpas é que elas podem adaptar seu tamanho de acordo com o meio em que crescem.