20 FEV 2019
Conquista do MIT pode impulsionar desenvolvimento econômico em Garça

Garça é uma das cidades privilegiadas em receber o título de Município de Interesse Turístico (MIT), considerando que apenas 140 foram contempladas, em comparação aos 600 municípios que também pleitearam. Para que seja considerado de Interesse Turístico, a cidade deve ter atrativos turísticos, serviço médico emergencial, de hospedagem, de alimentação, informações turísticas e abastecimento de água potável e esgoto. A classificação garante o recebimento de cerca de R$ 600 mil por ano e pode impulsionar o desenvolvimento econômico na Sentinela do Planalto.

Estar entre os selecionados é motivo de grande satisfação e oportunidade. Quando a atual Administração Municipal assumiu em 2017, foram encontrados alguns projetos, que por algum motivo estavam parados. Um deles era o de tornar Garça um Município de Interesse Turístico. O secretário de Desenvolvimento de Turismo e Eventos no início da gestão, Fábio Bonassa, elegeu o tema como prioridade e todos esforços foram concentrados para atender as exigências estabelecidas para sua aprovação, com o Plano Diretor de Turismo e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

O primeiro grande desafio foi passar pela comissão técnica, que analisou e aprovou o projeto, por entender que Garça tinha potencial turístico, enviou o projeto garcense para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Segundo Márcia Cristina Praxedes, atual secretária de Desenvolvimento de Turismo, a aprovação na Alesp possibilitará a destinação de recursos para a infraestrutura turística de Garça.

?Agora seremos contemplados anualmente com o recurso no valor aproximado de R$ 600 mil para investimento em projetos que favoreçam o nosso potencial turístico. As atividades começarão a ganhar destaque a partir deste reconhecimento atrelado ao MIT. O poder público e a sociedade, por meio do Comtur, composto por pessoas indicadas, que são comprometidas e atuantes, tem como missão ordenar, organizar de forma adequada e explorar essa grande oportunidade?, disse Márcia.

A secretária destacou que Garça possui diversos potenciais envolvendo a fauna e flora. Ela ressaltou os mais de 11 mil hectares de café de qualidade, reconhecido no cenário nacional e também fora do Brasil. O Cerejeiras Festival também foi citado por Márcia Praxedes, bem como as cachoeiras de Garça, o Bosque Municipal com 18 hectares de Mata Atlântica dentro da área urbana, a indústria eletroeletrônica, que atrai o turismo de negócios, além de outros atrativos.

?A união da sociedade civil com o poder público, por meio do Comtur, e o envolvimento da sociedade no levantamento das nossas potencialidades, nos favorece muito. O projeto de desenvolvimento do turismo não cabe somente ao poder público, mas sim a união de esforços direcionados ao mesmo objetivo. A partir da legislação aprovada, o MIT nos proporciona um investimento no valor de R$ 600 mil por ano, a serem aplicados nos potenciais turísticos. Isso influenciará diretamente no desenvolvimento econômico local. Temos aí um desafio, que é justamente criar novas oportunidades na divulgação de Garça, voltado ao interesse turístico?, finalizou a secretária.