04 ABR 2019
Reativação da ferrovia: TCU dá aval para empresa Rumo renovar concessão

Tem notícia boa para toda região! E foi veiculada em um jornal de circulação nacional.

Este é o caso da matéria intitulada "Parecer do TCU dá aval à Rumo para renovar concessão" publicada no dia 03 de abril pelo jornal Valor, disponível neste link a seguir: https://www.valor.com.br/empresas/6194929/parecer-do-tcu-da-aval-rumo-para-renovar-concessao

Coincidentemente foi no mesmo dia em que a empresa Rumo arrematou a concessão da Ferrovia Norte-Sul, um trecho de mais de quatro mil quilômetros desde a região norte do país até a cidade de Estrela do Oeste, no interior de São Paulo.

Segundo a publicação, "o Tribunal de Contas da União (TCU) acaba de concluir uma análise técnica sobre a renovação antecipada do contrato da malha paulista e não colocou nenhum obstáculo à assinatura de um termo aditivo".

Mas o que isto tem a ver com a nossa região?

A empresa citada, a RUMO, é a que pretende reativar a malha paulista que cruza todo o interior de São Paulo até o porto de Santos, e passa por Garça e região. Os investimentos devem ser da ordem de R$ 7 bilhões em troca de 30 anos adicionais de concessão. O contrato atual vence em 2028.

O processo foi encaminhado para manifestação do procurador Júlio Marcelo de Oliveira, do Ministério Público junto ao TCU, e agora precisa ser apreciados pelos Ministros do tribunal em plenário.

Um dos batalhadores para a reativação da ferrovia é o Deputado Estadual Reinaldo Alguz que se manifestou sobre o assunto: "Recebemos hoje, com muita alegria, uma ótima notícia para o povo paulista. O TCU concluiu sua análise técnica, abrindo caminho para que a malha ferroviária paulista seja reativada. Esse parecer atesta a legalidade da proposta e a relevância para o interesse público. Isso possibilitará, finalmente, destravar investimentos de cerca de 7 bilhões. A reativação da malha trará investimentos sem precedentes para o Oeste e Noroeste paulista, revolucionando a matriz logística de cargas no estado de São Paulo. Por isso comemoramos mais uma etapa vencida".

O Prefeito João Carlos dos Santos também se manifestou sobre o assunto: "É uma notícia muito boa, não só para Garça mas para toda a região. A reativação da malha ferroviária irá ajudar as empresas exportadoras da nossa cidade. E deve gerar muito mais movimento comercial neste trecho, oferecendo novas oportunidades de negócio".