18 ABR 2019
Garça promove interação entre Saúde e Educação para orientar população

A Secretaria Municipal de Saúde realizou entre os dias 8 e 12 de abril, um trabalho de divulgação sobre a importância da imunização e autocuidado, mobilizando as equipes das escolas e das Unidades de Saúde da Família (USFs), estudantes, familiares e pessoas das comunidades. Já entre os dias 22 e 26 de abril, foram passadas orientações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e outras doenças.

As orientações foram feitas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), uma estratégia de integração entre as áreas de Saúde e Educação, para o desenvolvimento da cidadania, com ações voltadas para as crianças, adolescentes, jovens e adultos. As orientações são feitas por meio de vídeos, rodas de conversa e dispensação de orientações escritas, aos pais e responsáveis.

O trabalho de saúde na escola é apenas o início das ações em favor de uma causa nacional que é muito importante, mas para que as ações sejam efetivas, devem ser constantes durante todo o ano letivo. Por isso, ao longo do ano serão realizadas várias estratégias e atividades com diversos temas, reforçando a articulação local entre Saúde e Educação, Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável.