22 MAI 2019
Garça vence a etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Garça conquista o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor ? Mário Covas. A cerimônia de entrega do troféu estadual foi nesta terça-feira, dia 21, no Memorial da América Latina em São Paulo. O troféu que o prefeito João Carlos dos Santos trouxe para a nossa cidade foi na categoria "Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico", devido ao projeto ?Indicação geográfica dos cafés da região de Garça: valorização e resgate da história",  que teve como destaque a atuação e a liderança do poder público e frente à complexidade do projeto. Agora em junho, Garça concorrerá à etapa nacional do prêmio, em Brasília.

?A cafeicultura na região de Garça tem mais de cem anos, e o nosso município 90. Faz parte da nossa história, da nossa cultura e de todo desenvolvimento. O nosso olhar, quando eleitos, foi justamente tratar e cuidar dos pequenos produtores, resgatando a importância da cafeicultura na região. Para isso, reunimos esforços junto a Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Garça, ao Sebrae, a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e vereadores do nosso município. Estamos criando oportunidades de o pequeno produtor se desenvolver. São mais de 550 produtores do nosso município", disse João Carlos em entrevista a imprensa.

Ainda segundo o prefeito, o objetivo principal é o fortalecimento do setor, a recuperação da sua história, a organização produtiva e a valorização perante o mercado nacional e internacional. Como meta inicial, a conquista da Indicação Geográfica de Procedência dos cafés da região de Garça, irá agregar valor ao produto, permitindo estabelecer um diferencial competitivo, maiores ganhos e a recuperação da imagem da região, enquanto uma das principais produtoras de café do país.

Com a conquista da Indicação Geográfica do Café, o potencial turístico e cultural da região passa a ser mais valorizado, fazendo com que surjam novos empreendedores para alavancar também o turismo e o artesanato e, consequentemente, maior geração de renda e empregos no município.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor ? Mário Covas reconhece os gestores que promovem o desenvolvimento econômico e social de seus municípios por meio do incentivo aos pequenos negócios locais. Com o prêmio, o Sebrae joga luz e ajuda a disseminar projetos de estímulo à modernização da gestão pública e ao surgimento e desenvolvimento de pequenos negócios. Foram 137 projetos inscritos em todo o estado de São Paulo, resultando em 23 finalistas em oito categorias.

Wilson Poit, diretor-superintendente do Sebrae-SP, destaca a importância de premiar as lideranças públicas que, durante sua gestão, se empenharam em melhorar o ambiente empreendedor em seus municípios. "O Sebrae-SP vê o administrador municipal como um grande aliado para a implementação de políticas públicas de apoio aos pequenos negócios. E esta parceria tem gerado ótimos resultados como os mais de 80 projetos que serão reconhecidos nessa premiação".