O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quarta-feira, dia 5 de junho, um boletim atualizado com os últimos números de casos de dengue registrados em Garça no ano de 2019. Foram confirmados 130 pacientes que contraíram a dengue, com 154 casos negativos e 400 que seguem aguardando laudo para saber se foram contaminados.
A responsável pelo Departamento de Vigilância em Saúde, Edna Semenssato, afirmou que apesar do frio, o Índice de Breteau ainda é considerado alto no município, com 2,98. A partir dos novos casos positivos é seguido um protocolo de atuação nessas áreas. É importante que os moradores atendam as equipes, que sempre estão identificadas com uniformes e credenciais. Caso tenha alguma dúvida, o morador pode ligar na Secretaria de Saúde, para confirmar qualquer informação.
?A população precisa estar alerta. Enquanto as pessoas continuarem jogando lixo em terrenos e não cuidando do próprio quintal, infelizmente teremos problemas na saúde pública. É preciso que todos tenham esse respeito, porque apenas o trabalho da Administração Municipal não será suficiente?, disse a diretora.
O trabalho de verificação de casa em casa está sendo intensificado pelas equipes, na tentativa de descobrir criadouros do mosquito que transmite a dengue. É fundamental que a população também faça a sua parte, mantendo os quintais limpos, não deixando materiais inservíveis que possam acumular água parada, observando até mesmo os potes de água dos cães, que devem ser sempre lavados.
A população precisa ficar muito atenta para combater uma possível epidemia de doenças que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a própria o dengue, a chikungunya e o zika vírus, que podem até matar.
TRANSMISSÃO
A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. A transmissão se dá pelo mosquito que, após um período de 10 a 14 dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida.
O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito da dengue adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de três a 15 dias para a doença se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias.
SINTOMAS
Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram entre cinco a sete dias. Normalmente eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:
Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)
Forte dor de cabeça
Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos
Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras
Extremo cansaço
Moleza e dor no corpo
Muitas dores nos ossos e articulações
Náuseas e vômitos
Tontura
Perda de apetite e paladar