05 JUN 2019
Prefeitura esclarece comunicado de cancelamento de linhas de circular em Garça

A Secretaria Municipal de Habitação e Mobilidade Urbana recebeu no último dia 24 de maio um ofício da empresa que tem a concessão pública para expolrar a circular em Garça, a Raptur Transporte Coletivo Ltda-EPP.

No ofício a empresa faz alguns esclarecimentos e comunica, unilateralmente, a interrupção de alguns horários relativos às linhas dos bairros Frei Aurélio e Araceli.

O Secretário da pasta, Cássio Adônis de Santi Siqueira, falou a respeito: "Na verdade nós recebemos uma informação, e não uma solicitação, do que a empresa iria adotar a suspensão de alguns horários da circular. Veio de uma forma apenas como informação. Inclusive já havia notícia de que o motorista da linha do bairro Frei Aurélio estava avisando os usuários que não teria mais o ônibus no horário do almoço. Nós estranhamos, mas com o informativo enviado pela empresa acabou se confirmando. Diante deste fato, e por ser um assunto extremamente delicado e que atinge diretamente a população, nós solicitamos o comparecimento de um representante da empresa, que ocorreu no dia 4, terça-feira. Quem veio à Secretaria foi o Sr. José, que é um dos sócios da empresa. Na oportunida eu esclareci a ele que, seja qual for a necessidade dele, não se justifica uma atitude como esta de comunicar. Ele teria que entrar em contato com a administração pública através da nossa Secretaria para encontrarmos uma solução em conjunto, jamais desta forma, e que pela Prefeitura não está autorizado, em hipótese alguma, esta informação de cancelamento de horários. As linhas são mantidas através de concessão pública dos serviços e há cláusulas a serem respeitadas. Qualquer mudança tem que ser previamente conversada na Prefeitura e não tomar qualquer atitude unilateral".

TARIFA MÉDIA BAIXA

Em relação a uma das alegações no ofício enviado, o Secretário esclarece: "Em dezembro de 2017, se não me falha a memória, houve um reajuste em razão de solicitação da empresa. Naquele momento não foi concedido o aumento pleno pedido, em razão que a Prefeitura condicionou que para o atendimento pleno da tarifa a empresa teria que apresentar um programa de melhoria dos serviços. O trabalho foi apresentando com seis rotas diferentes somente no começo de 2019. Independente disto, o Conselho Municipal de Trânsito já aprovou as novas rotas. Sobre o novo pedido de aumento de tarifas o Conselho sugeriu o encaminhamento para a Secretaria de Finanças e para o Gabinete do Prefeito para decisão final a respeito. Agora é uma questão de prazo para análise financeira. E esta ação é conhecimento da empresa".