05 JUL 2019
Cônsul-geral do Japão em São Paulo visita o Cerejeiras Festival e empresas da cidade

Um dos momentos de maior prestígio para Garça durante o Cerejeiras Festival 2019 foi a visita do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi que, pelo segundo ano consecutivo, prestigiou o evento. Desta vez, a maior autoridade do Japão no estado, também conheceu a cidade, indústrias e um pouco da cafeicultura garcense.

?Estou muito feliz de estar outra vez aqui em Garça. Participei da abertura do Cerejeiras Festival, uma cerimônia muito bonita. Fiquei impressionado com a participação das pessoas, não somente de Nikkeys. Espero vir outra vez a Garça e assistir novamente ao Cerejeiras Festival?, comentou o cônsul.

O presidente do Cerejeiras Festival 2019, Shigueki Koyama, falou com o orgulho sobre a importante visita. ?Pelo segundo ano consecutivo nós tivemos a honra de receber o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yashushi Nogushi. É uma satisfação muito grande para o município de Garça. Nós ainda estreitamos mais esse laço do consulado com a colônia japonesa de Garça e também com o nosso Cerejeiras Festival?.

O prefeito João Carlos dos Santos também agradeceu a visita do cônsul a Garça. ?Para nós é uma honra receber novamente o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi. A vinda dele reforça a importância da continuidade do formato de trabalho que estamos desenvolvendo no Cerejeiras Festival, pois a nossa festa está inclusa e é reconhecida  como um evento de turismo no estado de São Paulo e se transformou em um dos maiores eventos da colônia japonesa no Brasil?.

Acompanhado por uma comitiva formada pelo prefeito João Carlos, secretários municipais e pelo presidente do Cerejeiras Festival, o cônsul também visitou várias empresas, onde ficou evidenciado o potencial econômico do município e o trabalho desenvolvido em Garça.

?Foi importante mostrar ao cônsul o nosso potencial, pois na oportunidade anterior em que esteve em Garça visitou somente o Cerejeiras Festival, mas dessa vez se interessou em conhecer as nossas indústrias. Empresas que têm um vínculo muito grande com o mercado nacional  e com produtos sendo exportados, inclusive para o Japão. O cônsul também teve a oportunidade de visitar uma propriedade de café, fazer degustação, provar cafés de qualidade, deixando muito claro que desconhecia todo esse potencial e a influência da cafeicultura de Garça no cenário nacional. Então, é importante que autoridades como essa, que representam o governo do Japão e seus interesses no Brasil, reconheçam na cidade de Garça um grande parceiro para o futuro?, completou o prefeito João Carlos.

O cônsul-geral também falou sobre as visitas as indústrias. ?Graças a Prefeitura, pudemos visitar as fábricas, conhecer a atividade econômica empresarial aqui de Garça. Fiquei impressionado com a PPA, Full Time, Deusa Alimentos e também com a Fazenda União. Acho que Garça tem atividade econômica industrial muito grande, inclusive com a Deusa exportando farinha de mandioca para o Japão. Então, estou muito feliz ao observar essa ligação econômica entre Japão e Garça. Espero que essa ligação continue e se fortaleça ainda mais no futuro?, finalizou.

Vale ressaltar que Garça possui aproximadamente 14 empresas exportadoras e um potencial grande para aumentar esses índices. O faturamento com as exportações no ano de 2018 atingiu US$ 39,94 milhões. Os principais destinos dos produtos garcenses são a Itália (13%), a Alemanha (12%), a Argentina (11%) e o Japão (7,6%). Liderando o ranking dos produtos que saem de Garça para fora do país está o café, com 69% do montante exportado.

05/07/2019