Para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus, todo esforço é válido e importante. E mais de 500 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da rede de ensino de Garça estão participando do ?Projeto Agente Mirim? no combate à proliferação do mosquito na cidade.
Este programa é uma ação integrada da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, setor de Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de formar agentes multiplicadores de informação para o controle do Aedes Aegypti e para dar continuidade às ações de educação e conscientização de combate ao mosquito, principalmente em sua fase inicial, quando as medidas de controle são mais eficazes.
As escolas públicas participantes são EMEIEF Profª Norma Mônico Truzzi, do Distrito de Jafa, EMEIEF Profº Silvio Sartori, da zona rural de Garça, EMEF Profº João Crisóstomo, EMEF Profº Edson José Puga, EMEF Manoel Joaquim Fernandes, EMEF Profª Maria do Carmo Pompeu Castro, EMEIEF Profª Samira El Adass, EMEIEF Profª Orane Avelino de Souza, EMEF Profº João Crisóstomo, EMEF Profª Cláudia Maria Rodrigues Aronne e as particulares Colégio Lumen e SESI.
Este ano o programa foi dividido em seis fases: palestra com os alunos de 5 e 8 de agosto; saída a campo dos agentes mirins no bairro em que a escola está localizada de 12 a 16 de agosto; visita ao laboratório para conhecer as fases de vida do Aedes Aegypti de 19 a 23 de agosto; entrega dos trabalhos com desenho e frase no dia 29 de agosto; julgamento do cartazes no dia 03 de setembro e a entrega de diploma para os ?Agentes Mirins? de Garça no controle da dengue no dia 10 de setembro.
A diretora da vigilância em saúde, Edna Semenssato de Oliveira, traz uma boa notícia para os estudantes: ?A partir da finalização do projeto este ano, os mais 500 estudantes irão ajudar os agentes de saúde na orientação da população. Os alunos vão levar o aprendizado adquirido nessas semanas aos seus pais, familiares, vizinhos e conhecidos ajudando na prevenção da proliferação do mosquito?. E continuou a diretora: ?Um cartas de cada escola será selecionado e o seu autor ou autora será premiado. O cartaz deverá ser desenvolvido com os ensinamentos adquiridos durante o projeto?.
Após a saída a campo, a partir do dia 19 todos os alunos visitarão o laboratório que será montado no CRE ? Centro de Referência em Educação -, sede da Secretaria Municipal de Educação, localizado na rua Padre Paulo de Toledo Leite, 411.