24 SET 2019
Prefeitura e Fundo Social lançam Projeto Reconstruindo Vidas Borba Gato

Na manhã desta terça-feira, dia 24, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, foi realizado o lançamento do projeto Reconstruindo Vidas Borba Gato. Uma ação idealizada pelo Fundo Social em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e que contou com a colaboração e o empenho dos servidores e técnicos das secretarias de Habitação, de Obras, de Administração dos Serviços Públicos e de Comunicação. Participaram do lançamento do projeto, empresários, imprensa e servidores envolvidos no projeto.

O projeto tem o objetivo de construir 13 casas para as famílias que moram em área invadida da Rua Borba Gato. O local onde elas vivem, algumas há quase 20 anos, não oferece o mínimo de conforto e não protege mais do frio e da chuva. Porém, para que o projeto alcance os objetivos é preciso a união de esforços entre o poder público, a sociedade civil organizada e iniciativa privada.

Na abertura do evento, a presidente do Fundo Social e primeira-dama, Cláudia Furlaneto dos Santos, explicou aos convidados a realidade dos moradores da Borba Gato e o porquê da iniciativa do projeto Reconstruindo Vidas, que já ajudou outras famílias por meio de reformas e construções, totalizando, até o momento, uma reforma e três casas construídas.

?O projeto começou pela necessidade de algumas famílias que moravam em situação de risco. Ele iniciou tímido, mas vendo a necessidade dos moradores da Rua Borba Gato resolvemos ousar. Vamos erguer essas casas com a ajuda dos empresários e da sociedade de Garça, que sempre nos responde positivamente em tudo aquilo que a gente pede para as ações do Fundo Social?, disse a presidente do Fundo Social e primeira-dama.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Deyse Serapião, mostrou aos convidados a contrapartida que os empresários terão ao fazer as doações de materiais de construção. ?O município criou dois selos, que estão em tramitação na Câmara de Vereadores. O primeiro é o Selo Reconstruindo Vidas. O empresário que doar para o projeto poderá usar o selo em todo o seu material gráfico, em embalagens e demais ações de marketing. Já o Selo Social requer que a empresa trabalhe com enfoques social, ambiental, educacional e com ações de saúde, para poder usar o selo social. Além disso, o empresário que se tornar parceiro do projeto Reconstruindo Vidas terá a sua marca exposta em um painel no local onde serão construídas as casas?.

Para o prefeito João Carlos dos Santos nós não podemos permitir que a nossa cidade tenha situações iguais as dos moradores da Borba Gato, por isso é preciso avançar. ?A prefeitura dou o terreno e as casas serão construídas na Rua Brasil Joly. O local já possui toda infraestrutura de asfalto, energia elétrica, água e esgoto. Nós desmembramos o terreno em 27 lotes e cada um com a sua matrícula. Estamos nos emprenhando por esse projeto e esta é uma oportunidade de mostrar que é possível trabalharmos juntos?.

A representante da Cap Arquitetura e Construções, Raquel Carrara, se emocionou ao elogiar o projeto. ?É um projeto maravilhoso, pois eu imagino o desespero daquelas famílias no inverno ou quando chove. Eu fiquei encantada com essa iniciativa?.

O presidente da Associação Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Garça, Marcelo Chaves Zago, rapidamente ofereceu a colaboração da associação. ?Esse projeto vem ao encontro de um desejo nosso de participar da área social. Podemos contribuir bastante com o fomento de materiais, com auditorias e com a parte técnica. Achei magnifico e muito importante. Tenho certeza que tem muita gente que poderá colaborar e ser útil para a sociedade?.

24/09/2019
Prefeitura e Fundo Social lançam Projeto Reconstruindo Vidas Borba Gato