22 OUT 2019
Método japonês Suzuki de Educação Musical faz sucesso em escola infantil de Garça

As crianças do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Inez Marangão, vivenciaram uma experiência musical estimulante e que encantou a todos os envolvidos na atividade. Em parceria com a Escola Municipal de Cultura Artística Amélio Naná Zancopé (EMCA), direção e professores realizaram um concerto pedagógico com repertório infantil, envolvendo os alunos com idades entre um a quatro anos, utilizando-se do Método Japonês Suzuki de Educação Musical para Crianças e Adolescentes.

A atividade foi coordenado pela Profª Priscilla Bagagi, mestre em Educação pela Unesp de Marília. ?O método Suzuki cria um ambiente para a criança aprender música semelhante ao necessário à aprendizagem de sua língua materna na oralidade com diversificados estímulos. Ele baseia-se em premissas como o esforço de imitação em um ambiente de cooperação, trabalhando continuamente com o estímulo do aluno, valorizando cada progresso e respeitando o tempo de aprendizagem de cada um. As premissas do método refletem princípios da própria educação japonesa que pregam o cuidado, a atenção, a paciência, a repetição para se alcançar a perfeição e o respeito por aquele que ensina?, afirma Bagagi.

Para o Prof. André Augenstein, músico e violinista profissional, seguidor do método Suzuki. ?A abordagem do pedagogo Suzuki procura demonstrar que a aprendizagem musical não é limitada a indivíduos com talentos excepcionais, e sim que toda criança é capaz de desenvolver seus próprios talentos quando estimulados para o autoconhecimento e o desenvolvimento de suas potencialidades?.

A EMCA, sob a orientação da diretora pedagógica Maria Rosa Trambaiolli Machado, trabalhou com as músicas do universo infantil dos alunos, como Escravos de Jó, Borboletinha, Ciranda Cirandinha, Atirei o Pau no Gato, Lanchinho, Samba Lelê, Pastorzinho e Parabéns a Você.

O diretor da NEI Inez Marangão, Antônio Sérgio S. Gutierrez, agradeceu a todos os envolvidos, nomeando. ?O nosso Concerto Pedagógico envolveu alunos e professores das duas escolas. O elenco da EMCA foi riquíssimo: no cavaco, banjo e trompete estava o Prof. Fabiano Chiari; na escaleta estava a Profª Renata Morais; no acordeom estava o Prof. Rodrigo Veggian; no sax, tenor e flauta transversal estava o Prof. Thiago Martins; na guitarra e violão estava o Prof. Adriano Freitas; no surdo estava o aluno Jorge do Carmo, na caixinha estava o aluno Leonardo Roldão; na flauta doce e percussão infantil estavam os alunos de musicalização?.

Ainda segundo a descrição minuciosa o diretor. ?Os pequeninos estavam nas claves, nas maracas, nos afoxés, nos caxixis, nos agogôs, nos tamborins, nos chocalhos, nas ganzás, nos pandeiros, com a motivação das professoras Daniela Fernandes B. Gonçales (Maternal I),  Ilma Teodoro dos Santos (Maternal II) e Maiara Caldeira B. Perez (Berçário)?.

O vice-prefeito, Cassiano Pelegrini prestigiado o evento, que também teve como público os pais ou responsáveis das crianças, os professores, funcionárias do NEI e pela equipe da Secretaria Municipal de Educação: Daniela Theodoro S. Neves, supervisora dos Núcleos de Educação Infantil; Adriana B. Viacelli, coordenadora pedagógica dos Núcleos de Educação Infantil; Ana Lúcia R. Aronne Forne, supervisora pedagógica da Educação Especial; Tiago Nucci  Martins, supervisor de políticas pedagógicas do Ensino Fundamental.