09 NOV 2019
Pela primeira vez em Garça, carreta da mamografia encerra atendimentos na cidade

"Mulheres de peito" é um projeto do governo do estado de São Paulo que conta com quatro carretas que percorrem os municípios do estado realizando mamografias, um exame preventivo ao câncer de peito. Daí surgiu o nome popular de "carreta da mamografia".

Em Garça desde o dia 4 de novembro, no sábado, dia 9, serão realizados os últimos 25 atendimentos das 09:00 às 13:00 h, ao lado da concha acústica.

A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Deyse Regina Serapião Grejo, falou sobre o projeto: "Vamos atender ao todo 250 mulheres durante esta semana.A expectativa era essa. A determinação da quantidade de exames vem da Secretaria de Saúde do estado, independe da vontade do município. A carreta tem capacidade pra fazer 50 mamografias por dia".

Muitas moradoras pediram que a carreta ficasse por mais tempo na cidade, mas há toda uma programação que é feita com antecedência e deve ser seguida. A carreta que está em Garça, por exemplo, começará a atender na segunda-feira, dia 11, em Adamantina.

A Secretária quer que a carreta venha à cidade novamente: "Inclusive vou protocolar um novo pedido para que a carreta venha a Garça mais uma vez por um período maior de dias, pelo menos duas semanas, possibilitando o atendimento de mais mulheres".

Deyse fez questão de agradecer a quem colaborou para que a carreta viesse à cidade: "Foi através de um ofício enviado pela primeira dama, Cláudia Furlaneto dos Santos, ao deputado estadual Vinícius Camarinha que se empenhou nesta conquista. Tivemos a negativa a princípio mas o deputado não desistiu, protocolou novamente e fez com que o nosso pedido fosse atendido".