20 NOV 2019
Garcenses participam pela 1ª vez da Semana Internacional do Café em Minas Gerais

A cidade de Garça surgiu devido à produção do café. O município completou 90 anos em 2019 e a produção cafeeira nestas terras tem mais de 100 anos. Os grãos produzidos nas propriedades rurais garcenses tem um sabor característico que oferece uma bebida especial aos apreciadores.

E nesta semana, pela primeira vez, produtores garcenses estão participando da SIC 2019, a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, Minas Gerais, o estado que mais produz café no Brasil.

Este é o grande encontro de profissionais do mercado de café, proporcionando negócios, relacionamento e conhecimento. Estão presentes profissinais ligados ao mercado e consumo do café, negócios e empreendedorismo. São cafeicultores, torrefadores, exportadores, compradores nacionais e internacionais, empresários, baristas, donos de cafeterias, entre outros ligados ao café.

São dois stands que representam o café de Garça na SIC 2019 em Belo Horizonte. O stand D05 do Café Inglez, do publicitário e cafeicultor Tamis Lustri. Neste stand são sete produtores ao todo: Alessandra Inglez, Walter Crudi, Wilson da Silva, Izaura Finoto, Eduardo e Fábio Crudi, Alfredo Sartori e Marcelo e Thereza Sartori.

Neste stand está exposto o prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae, etapa estadual, que foi recebido em maio deste ano pelo Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, na categoria cooperação intermunicipal para o desenvolvimento econômico, com o projeto ?Indicação Geográfica dos cafés da região de Garça: valorização e resgate da história?. O prêmio destacou a liderança do poder público frente à complexidade do projeto.

Em todos os dias da SIC 2019, às 14 e às 16 h, há cupping no stand, momento em que é feita a degustação e classificação da bebida. Normalmente é uma prática profissional mas que pode ser feita informalmente por qualquer pessoa ou por profissionais conhecidos como ?Q Graders? (pronuncia-se quíu grêiders), ou avaliador de qualidade, em português.

Em outro ponto da feira está o stand C10, do Armazém de Garça, que tem como um dos idelizadores José Carlos de Moraes Filho, mais conhecido como Zito. O espaço divulga as marcas Café Aroma, Passaport e Dona Irani e os visitantes podem degustar estes cafés.

Matéria produzida com informações extraídas do Coffee Insight. Leia o artigo na íntegra clicando aqui.

20/11/2019