16 DEZ 2019
Farmácia central já está funcionando ao lado do Hospital São Lucas

Começou a funcionar nesta segunda-feira, dia 16, das 7h às 17h, a nova Farmácia Central de Garça, atendendo aos usuários das USFs, de ações judiciais, de relatórios sociais e de processos administrativos. A farmácia foi instalada no antigo prédio do Postão, na Rua Brigadeiro Machado, nº 244, Bairro Williams, ao lado do Hospital São Lucas.

Até o dia 10 de fevereiro, quando todas as Unidades de Saúde da Família deixarão de fazer a dispensação gradativa de medicamentos, com exceção de casos específicos de pacientes com problemas graves de saúde, e que já retiram seus medicamentos e insumos de uso contínuo nas unidades, a Farmácia Central passará a atender das 7h às 22h, para beneficiar também os pacientes com prescrições médicas geradas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

A Farmácia Central está mais confortável, com ampla sala de espera. O local agora possui equipe multiprofissional, capacitada tecnicamente e treinada, composta por farmacêuticos, assistente social, equipe de enfermagem, pessoal administrativo e demais servidores. A assistente social atenderá todos os dias da semana, das 7h às 13h, para orientações diversas e confecção dos relatórios sociais.

Com relação à Jafa, os moradores poderão retirar seus remédios e insumos na própria unidade de saúde do distrito, que possui um farmacêutico para fazer a distribuição adequada, conforme a Lei 13.021 de 2014, que exige a permanência do profissional quando houver dispensação de medicamentos. Foi exatamente a inviabilidade de recursos para o cumprimento da Lei e devido a multas geradas em anos anteriores, que a atual gestão da saúde criou a Farmácia Central.

Os objetivos da nova farmácia são o de centralizar as ações de armazenagem e distribuição de medicamentos aos pacientes, melhorando a qualidade dos serviços prestados e a logística. A Secretaria Municipal de Saúde espera alcançar um ótimo nível de controle dos estoques, compreendendo todas as atividades, procedimentos e técnicas, que permitam garantir a qualidade, no tempo correto de cada item do estoque e a melhoria na utilização dos recursos financeiros para a aquisição de medicamentos.

Para que os serviços de dispensação de medicamentos e insumos funcionem adequadamente,  a  gestão municipal investiu em tecnologia, equipando as Unidades de Saúde com novos computadores e com um programa de informática eficaz, interligando toda a Rede de Saúde Pública do Município e criando, além do prontuário eletrônico, também o receituário eletrônico.

A prescrição é feita pelo médico, nutricionista, fisioterapeuta, dentista, ou seja, pelo profissional da saúde que, durante o atendimento ao munícipe, preenche no sistema o receituário eletrônico. Automaticamente, a prescrição entra em rede e a equipe técnica da Farmácia Central faz a separação, deixando a medicação pronta para ser retirada pelo munícipe. Esse fluxo já funcionou bem desde as primeiras horas de abertura da nova farmácia.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Natalli Gaiato Cruz, os paciente que fazem uso de medicamentos de uso contínuo, munidos de receita, também serão atendidos, normalmente, na Farmácia Central. ?Toda essa estrutura que está por trás dessa reorganização dos serviços de saúde é de extrema importância para que possamos garantir e fortalecer a prescrição médica até o ato da dispensação na nova Farmácia Central?.

Caso haja alguma dúvida, a população poderá ligar para o telefone 3471-4959, para receber as orientações que desejar, além das equipes de Saúde da Família que estão aptas a orientar os munícipes durante as visitas domiciliares e nas Unidades de Saúde.