12 FEV 2020
Sobe para 82 o número de casos de dengue em Garça

Garça registra 82 casos positivos de dengue e outras 201 pessoas aguardam o resultado do exame para a confirmação da doença. Os casos que estavam concentrados, em sua maioria, na região do Jardim Paineiras e Eucaliptos, hoje já estão espalhados por vários bairros da cidade.

A Prefeitura está com ações para impedir o avanço da dengue no município, porém, a população precisa colaborar limpando sua própria casa. Desde o final do mês de janeiro, agentes de controle de vetores, agentes comunitários de saúde e Vigilância Sanitária passaram em cada uma das casas da região do Paineiras, eliminando criadouros e orientando a população.

Até o momento nove munícipes já foram autuados por estarem com os quintais com criadouros do mosquito Aedes aegypti. Já quem estava livre de criadouros recebeu cupom para participar do sorteio de brindes.

A equipe de zeladoria da Prefeitura, com caminhões e tratores, está percorrendo durante este mês os bairros Paineiras, Eucaliptos, São Benedito, Ecoville, São Sebastião, Portal do Lago, Salgueiro, Williams III, Alto Cafezal e Adrianita, fazendo a limpeza do local, levando embora tudo o que o população colocou na calçada para ser jogado fora, como móveis velhos, eletrodomésticos, brinquedos quebrados, podas de árvores, restos de materiais de construção, entre outros.

A ação chamada de ?Bairro a Bairro? percorrerá todo o município até o final de junho e inclui também outros serviços de zeladoria realizados pela administração municipal, como poda de árvores e plantio de novas mudas, capinação de terrenos com mato alto, limpeza de bueiros, pintura de guias e sarjetas, operação tapa-buraco, pintura e modernização da sinalização de trânsito, verificação de vazamentos de água, tampas quebradas de bueiros e rede de esgoto, além da verificação da limpeza dos quintais para combater o mosquito da dengue.

A nebulização com inseticida foi suspensa hoje por falta do produto. A Prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde solicitou há vários dias novas remessas do produto. ?Estamos aguardando a volta do inseticida, porque o município recebeu uma quantia, mas que foi usada na região do Jardim dos Eucaliptos, onde havia uma concentração maior de casos de dengue. O município não pode adquirir o inseticida, pois existe uma pactuação de ações e de responsabilidades, onde o governo federal adquiri o produto e encaminha ao estado que, por sua vez, repassa aos municípios. Cabe aos municípios realizar as ações de eliminação dos criadouros e nós estamos fazendo a nossa parte?, explicou Edna Semenssato de Oliveira, diretora de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.

Vale lembrar que o município de Garça ainda possui um O Plano de Mobilização Social para o Controle do Aedes aegypti, com ações previstas para todo o ano de 2020, com o objetivo de envolver, sensibilizar e obter o apoio de crianças, jovens e adultos no combate ao mosquito Aedes aegypti.