07 ABR 2020
Corona voucher - como solicitar e receber o auxílio de R$ 600,00 do governo federal

O governo federal deve começar a pagar na próxima semana o auxílio emergencial, popularmente chamado de corona voucher (fala-se váuxer). O valor é de R$ 600,00, podendo chegar a R$ 1.200,00. Leia o texto e se informe.

O que é o auxílio emergencial? - É um benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia da covid-19, a doença causada pelo coronavírus.

Como faço para me cadastrar? ? O governo federal disponibilizou um site e um aplicativo para que as pessoas possam solicitar o auxílio. São três opções: no site oficial (clique aqui), e nas lojas de aplicativos. Para os celulares Android (clique aqui) e para os celulares Iphone Iphone (clique aqui).

Há um número de telefone que posso obter mais informações? - Sim. A Caixa disponibilizou o número 111. A ligação é gratuita.

Quem pode receber o auxílio do governo federal? - Pode solicitar o benefício o cidadão maior de 18 que atenda a todos os seguintes requisitos abaixo relacionados:

- esteja desempregado ou exerça atividade na condição de microempreendedores individuais (MEI);

- seja contribuinte individual da Previdência Social;

- seja trabalhador Informal,

- participe de família cuja renda mensal por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo (R$ 522,50), ou cuja renda familiar total seja de até 3 (três) salários mínimos (R$ 3.135,00).

Quem não tem direito ao Auxílio?

- pessoa que tenha emprego formal ativo;

- integre família com renda superior a três salários mínimos (R$ 3.135,00) ou cuja renda mensal por pessoa seja maior que meio salário mínimo (R$ 522,00);

- esteja recebendo seguro desemprego;

- esteja recebendo benefícios previdenciários, assistenciais ou benefício de transferência de renda federal, com exceção do Bolsa Família;

- recebeu rendimentos tributáveis acima do teto de R$ 28.559.70 em 2018, de acordo com declaração do Imposto de Renda.

Sou integrante do programa bolsa família. Tenho direito a este benefício? ? Os beneficiários do programa bolsa família podem ficar tranquilos. A partir do dia 16 de abril todos receberão o valor que seja mais vantajoso, o bolsa família ou o auxílio emergencial. A Caixa vai pagar de R$ 600,00 para cima. Quem participa do bolsa família não precisa baixar o aplicativo.

Sou integrante do cadastro único. Vou receber o auxílio emergencial? ? Segundo informações do site do Ministério da Cidadania, os cidadãos que estão inscritos no cadastro único também devem começar a receber o auxílio emergencial na próxima semana. Esse público não precisa baixar o aplicativo.