24 JUN 2020
Abertas as inscrições para as oficinas culturais on-line Formação no Interior

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis e Oficinas culturais lançaram o Programa Oficinas Culturais On-Line formação no Interior.  As atividades são gratuitas e as vagas são limitadas. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, para o mês de julho, estão programadas sete oficinas em várias linguagens. São elas:

POSSO TE INDICAR UM CONTO? - CLUBE DE LEITURA

Coordenação: Renata Cirilo

De 6 a 29/7 ? segundas e quartas-feiras ? 17h às 19h

Inscrições até 27/6. Clique aqui e faça a sua inscrição

Os participantes desta oficina serão convidados à leitura de contos clássicos e contemporâneos brasileiros, com breve exposição sobre os autores e sua obra, seguido de bate-papo sobre impressões de leitura. Classificação: 16 anos. 50 vagas.

WORKSHOP: INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA CRIATIVA

Coordenação: Melissa Szymanski

De 7 a 16/7 ? terças e quintas-feiras ? 14h às 16h

Inscrições até 28/6. Clique aqui e faça a sua inscrição

A oficina visa mostrar o quão importante é aprender os pilares da fotografia e entender o percurso da luz, para estimular maior consciência no ato de fotografar. Será estudado o modo manual, com ênfase em câmeras SLR, DSLR e semiprofissionais explorando ISO, diferenças entre negativo e positivo, tipos e tamanhos de arquivos na câmera digital, velocidade do obturador, distância focal, abertura do diafragma e fotometria. Classificação: 16 anos. 50 vagas.

OFICINA: DANÇAR A DOIS, ABRIR ESPAÇOS E CONSTRUIR CAMINHOS

Coordenação: Ronaldo Mota

De 3 a 31/7 - sextas-feiras - a partir das 18h (no Youtube)

Inscrições até 1/7. Clique aquie faça a sua inscrição

A oficina de dança de salão propõe um exercício do desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, utilizando-se de princípio da técnica Klauss Vianna de despertar e conhecer o corpo para a dança a dois. Classificação: 16 anos. 80 vagas.

OFICINA: ARTES E ESTÉTICAS AFRO-BRASILEIRAS

Coordenação: Luciara Ribeiro

De 13 a 17/7 ? segunda, quarta e sexta-feira ? 14h às 16h

Inscrições até 3/7. Clique aquie faça a sua inscrição

A oficina visa introduzir o estudo das artes e das estéticas afro-brasileiras, através de leituras e análises de obras e autores emblemáticas, de diferentes temporalidades, linguagens e contextos. Classificação: 16 anos. 50 vagas.

OFICINA DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO

Coordenação: Mário de Almeida

De 13 a 29/7 ? segundas e quartas-feiras ? os quatro primeiro encontros estarão disponíveis no Youtube a partir das 17h. O último encontro, na quarta-feira dia 29/7, será ao vivo às 17h.

Inscrições até 10/7. Clique aqui e faça a sua inscrição

O diretor Mário de Almeida introduz os espectadores à linguagem documental e apresenta formas de se produzir documentários com baixíssimo orçamento e poucos recursos técnicos, abordando principalmente as questões de âmbito criativo, desde a preparação das filmagens até a edição do documentário.

OFICINA DE APRECIAÇÃO MUSICAL: MÚSICA FOLCLÓRICA SUL-AMERICANA

Coordenação: Marcos Matturro

De 14 a 28/7 ? terças e quintas-feiras ? os quatro primeiro encontros estarão disponíveis no Youtube a partir das 17h. O último encontro, na terça-feira dia 28/7, será ao vivo às 17h.

Inscrições até 10/7. Clique aqui e faça a sua inscrição

Serão abordados os seguintes gêneros: Candombe (Uruguai), Zamba (Argentina), Milonga (Argentina, Uruguai e Brasil) e Bambuco (Colômbia), através da produção musical de seus principais expoentes, sua retrospectiva histórica e características fundamentais que os identificam. Classificação: 16 anos. 80 vagas.

OFICINA: INTRODUÇÃO À TEORIA QUEER E OS SEUS MANIFESTOS

Coordenação: Rafael Leopoldo e Sara Wagner York

De 22 a 30/7 ? quartas e quintas-feiras ? 14h às 16h

Inscrições até 10/7. Clique aqui e faça a sua inscrição

Os participantes desta oficina serão introduzidos ao pensamento Queer, através do conceito de manifesto enquanto gênero literário e dos manifestos produzidos pela própria teoria queer. Classificação: 18 anos. 45 vagas.