16 JUL 2020
Prefeitura distribui alimentos que seriam servidos na merenda escolar

A Prefeitura Municipal de Garça, com intenso trabalho da equipe vinculada à SME ? Secretaria Municipal de Educação ? realiza nova distribuição de alimentos às famílias dos estudantes da rede municipal de ensino.

A primeira ação neste sentido aconteceu abril com a entrega de 300 cestas básicas às famílias em situação mais vulnerável. A SME contou com a colaboração da SEMADS ? Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social -, especialmente o CRAS ? Centro de Referência de Assistência Social.

Ainda em abril o governo federal publicou a Lei do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE -, autorizando a distribuição dos alimentos adquiridos com os recursos do programa aos estudantes através de seus responsáveis.

O FNDE ? Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - elaborou uma cartilha definindo a composição de cada kit, inclusive com a orientação de que estes kits devem ser direcionados somente aos alunos. Na cartilha o FNDE determinou que o kit de alimentos tem que corresponder à alimentação que a criança teria durante o mês se estivesse frequentando a escola.

Foi decidido, juntamente com CAE - Conselho de Alimentação Escolar -, que o kit a ser distribuído correspondesse aos meses de abril, maio, junho e julho, ou seja, todos os alimentos que seriam servidos na merenda escolar nestes meses estão no kit.

Todo aluno matriculado tem direito a receber o kit. Serão distribuídos 3.800 kits de alimentos.

Devido à logística, a distribuição será realizada em dias diferentes. Os kits estão sendo montados na cozinha piloto e distribuídos às unidades escolares prontos para a entrega, inclusive com a higienização das embalagens. Cada escola fará a distribuição convocando os pais ou responsáveis.

Na quinta, 16 de julho, o NEI ? Núcleo de Educação Infantil ? Cândida Soares de Souza, localizado no Distrito de Jafa, programou a distribuição.

Para os alunos da zona rural a entrega será feita pela equipe do transporte escolar da Prefeitura Municipal.

A composição de cada kit é:

- 1 pacote de arroz 5kg

- 1 pacote de feijão 1kg

- 1 pacote de macarrão 500g

- 1 sachê de molho de tomate

- 1 lata de óleo

- 1 lata de sardinha

- 1 pacote de leite em pó 400g

- 1 pacote de bolacha (doce ou salgada)

- 1 pacote de fubá 500g

- 1 pacote de sal 1kg

- 1 suco concentrado 500ml

A SME preparou uma circular que está sendo distribuída a todas as famílias explicando as ações que estão sendo providenciadas. No final da nota fiz: ?Por fim, façam bom proveito do referido kit de alimentação escolar que está sendo entregue na data de hoje, e esperamos muito em breve retornarmos com nossas aulas presenciais em segurança?.