Um momento mais que aguardado em Garça. Iniciou hoje a vacinação contra a Covid-19 no município. As primeiras doses estão sendo aplicadas nos profissionais da UPA e da ala de tratamento da doença no Hospital São Lucas, incluindo os seis leitos exclusivos de UTI e os leitos de enfermaria para a doença.
Uma cerimônia simples e emocionante no hospital São Lucas marcou as primeiras doses aplicadas no município, quando cinco profissionais receberam a Coronavac. A auxiliar de limpeza da UPA, Aparecida de Fátima Pereira da Silva, de 64 anos, que há 25 anos trabalha do setor da saúde em Garça, foi a primeira profissional a ser imunizada.
?Muita honra e felicidade de ser a primeira a ser vacinada, porque trabalhamos na linha de frente do combate a essa doença. Penso que tudo isso irá acabar e a gente poderá voltar a trabalhar normalmente. Estou muito emocionada agora de poder trabalhar mais tranquila com essa vacina?, comentou dona Aparecida.
O município recebeu neste primeiro lote 600 doses da Coronavac e, seguindo as orientações do DRS - Marília (Departamento Regional de Saúde), a vacinação irá imunizar os profissionais da linha de frente do combate à pandemia no município, além dos idosos e profissionais do Lar dos Velhos Frederico Ozanan.
A Secretaria Municipal de Saúde organizou uma logística para que todos sejam vacinados até amanhã, dia 22. Portanto, neste primeiro lote serão vacinados os profissionais da UPA, SAMU e Hospital São Lucas, além dos técnicos de raio X. Também serão imunizados os motoristas das ambulâncias. Já na Atenção primária, a vacina será direcionada para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e motoristas.
Outra boa notícia divulgada hoje é a criação do Centro de Referência da Atenção Básica para à Covid-19, que começa a funcionar na próxima semana devido à alta aceleração dos casos confirmados de Covid-19 em Garça nos últimos dias.
O objetivo é fazer com que o atendimento de todos os pacientes que possam ser sintomáticos seja personalizado, com maior eficiência e, consequentemente, diminuindo a possibilidade de contato entre as pessoas e possível elevação nas transmissões.
A administração municipal está tomando providências para priorizar e centralizar o atendimento às pessoas que apresentarem sintomas gripais e outros que possam estar relacionados à doença.
O Prefeito João Carlos dos Santos explica a ação: ?Estamos criando este Centro de Referência da Atenção Básica para à Covid - 19. Será implantado na estrutura física na unidade Glenda Rodella Dumas, localizada na Rua São João, nº 165, antigo hospital Samaritano, e que receberá todos os pacientes com sintomas respiratórios ou gripais em casos leves e que possam ser relacionados à doença?.
Para assistir ao vídeo, clique aqui.