A vacinação começou em Garça no início desta manhã de quinta-feira, dia 21. As 600 doses iniciais estão sendo aplicadas em profissionais diretamente ligados ao combate à pandemia do novo coronavírus na cidade, conforme já amplamente divulgado. Também serão imunizados os idosos e os profissionais do Lar dos Velhos Frederico Ozanan.
Acompanhe, agora, o depoimento dos primeiros profissionais imunizados na manhã de hoje, em uma cerimônia simples, realizada no Hospital São Lucas de Garça.
Aparecida de Fátima Pereira da Silva - auxiliar de limpeza da UPA.
?Tenho muita honra e felicidade de ser a primeira a ser vacinada, porque trabalhamos na linha de frente do combate a essa doença. Penso que tudo isso irá acabar e a gente poderá voltar a trabalhar normalmente. Estou muito emocionada agora de poder trabalhar mais tranquila com essa vacina?.
Carlos Aguinaldo Euflauzino - técnico de enfermagem da UPA.
?Eu fico agradecido por ter sido um dos primeiros a ser imunizado, para que eu possa ter mais estímulo para cuidar da população de Garça. Eu espero que isso acabe logo. Hoje estou mais confiante e encorajado?.
Mayara Tartari Nogueira - fisioterapeuta nas alas para Covid-19 do Hospital São Lucas.
?Isso representa uma motivação ainda maior para continuarmos nessa batalha, porque não é fácil e o medo é constante, mas a gente se mantém firme e forte para dar o auxílio aos pacientes que precisam. Vale a pena lembrar que essa vacinação ainda não é a cura e as pessoas precisam continuar mantendo o isolamento social por nós, profissionais, e pelas famílias?.
Gisele Moretti de Aquino - auxiliar de limpeza na UTI Covid-19 do HSL.
?Este é um momento histórico para todos, principalmente, para população. Hoje eu me sinto privilegiada pelo fato de ter tomado a vacina contra a Covid-19. Vou trabalhar mais tranquila. É preciso que a população tenha consciência do que, realmente, está acontecendo. Nós estamos lá dentro e estamos vendo muita coisa. Então, aqui fora, todos precisam se prevenir e fazer tudo certinho, para que não aconteça com a própria família?.
Leila Gomes dos Santos - técnica de enfermagem da Vigilância Epidemiológica, que aplicou as primeiras vacinas em Garça.
?Para mim foi um prazer iniciar esta campanha na cidade de Garça, vacinando os meus colegas de trabalho contra a Covid-19, que está atormentando a vida de todo mundo. É um misto de alívio e uma emoção muito grande, iniciarmos protegendo os nossos profissionais e, futuramente, a nossa população. Eu não tenho palavras pra descrever a emoção que estou sentindo hoje, pois estávamos esperando por isso há muito tempo?.
Agora, leia também o depoimento de parte dos profissionais que não foram imunizados nesta remessa da vacinação, mas que estão envolvidos diretamente nas ações de combate a pandemia, incluindo a fala do prefeito João Carlos dos Santos e da secretária da Saúde, Nátalli Gaiato Cruz.
João Carlos dos Santos ? Prefeito de Garça.
?Este é o início de uma fase que todos nós estávamos aguardando: a imunização das pessoas. Em Garça temos aproximadamente 600 profissionais da saúde, que serão prioritariamente atendidos, fazendo com que eles estejam imunizados o mais rápido possível, para que continuem, com mais segurança, o enfrentamento à Covid-19. É preciso que todos nós, incluímos aqui a população também, sejamos responsáveis, pois estamos em um momento muito difícil da pandemia, com a aceleração dos casos e, consequentemente, de trabalho intenso para minimizar os danos e os traumas desse período. Vamos acreditar e ter fé, empatia e solidariedade. Nós vamos trabalhar muito para que tenhamos, em breve, a superação deste momento de tantas dificuldades e perdas, mas é preciso que todos façam a sua parte e não promovam e não frequentem locais com aglomeração, cumpram as determinações do uso de máscara, higienização das mãos e isolamento social?.
Nátalli Gaiato Cruz ? Secretária Municipal da Saúde.
?Este início da vacinação representa um acalento. Traz uma força para continuarmos lutando em prol da vida. Os profissionais da saúde, sendo o primeiro público dessa campanha, reforça que vale a pena tanto esforço. Mas, a população precisa fazer a sua parte, porque só os profissionais da saúde, mesmo imunizados, não conseguem garantir o sucesso que desejamos para o fim das contaminações. Então, por suas famílias, cumpram os decretos e façam o isolamento e o distanciamento social. Não se aglomerem, por respeito pela vida. Os profissionais de saúde estarão imunizados, porém, para que essa batalha seja vencida é preciso que a população faça a sua parte?.
Thais Dáttilo de Oliveira - enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Garça.
?Essas vacinas vêm como reforço e prevenção para evitar a contaminação desses profissionais que estão mais expostos ao coronavírus, mesmo utilizando EPIs e cumprindo todas as medidas sanitárias. É uma barreira importante que esta vacina está proporcionando aos nossos profissionais da saúde, porém, a imunização da população será gradual. Então, não será num primeiro momento que vamos conseguir eliminar de vez a circulação desse vírus. Por isso, principalmente neste momento de aceleração da doença, sigam as recomendações. Se possível, fiquem em casa e usem máscaras se precisarem sair, higienizem as mãos frequentemente com água e sabão, ou álcool em gel e, principalmente, evitem aglomerações para que esse vírus não continue mais circulando entre as pessoas?.