19 FEV 2021
SAAE
SAAE orienta consumidores manter as contas em dia

Ninguém precisa de um expert em economia para saber que a conta que não é paga em dia, se acumulada, vira uma verdadeira ?bola de neve?. Com a conta de água, não é diferente. E olha que dentro do orçamento doméstico ela é uma das mais baixas. Se comparada ao valor cobrado pelo consumo de energia elétrica, de telefonia e internet, então, a conta de água é a menor, e, para muita gente, é a que fica em segundo plano.

Com a pandemia, a situação financeira das famílias sofreu mudanças e a dificuldade em pagar as contas ficou ainda maior. Prova disso, o aumento na inadimplência registrada pelo Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) e na procura por negociações da dívida para evitar possível corte ou mesmo a inserção do nome em dívida ativa.

Para ajudar o consumidor nesse momento de crise gerada pela pandemia, a Autarquia orienta aos usuários do serviço que evitem deixar a conta em atraso por mais de trinta ou sessenta dias. Após esse prazo, o serviço está sujeito a corte. Caso, não tenha como realizar o pagamento, há, ainda, a possibilidade de parcelar a dívida de forma que não prejudique nem o cliente, nem a companhia de abastecimento de água.

Vale explicar que em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) suspendeu os cortes de funcionamento por falta de pagamento dos consumidores, de residências nas áreas urbanas e rurais e locais que oferecem serviços essenciais. Medida que teve vigência até o mês de junho. De lá pra cá, entendendo a fragilidade financeira de muitas famílias, o SAAE manteve a suspensão da cobrança e do serviço de corte por diversas vezes, o que não significa que o valor consumidor não precisaria ser pago posteriormente.

Segundo o diretor de Planejamento, Finanças e Tesouraria do SAAE, Paulo Victor do Amaral, todo o trabalho realizado pelo setor de atendimento é para buscar atender o cliente, oferecendo condições para que ele possa restabelecer seu equilíbrio financeiro, sem a suspensão de um serviço essencial. O setor em realizado em média 80 atendimentos por dia.

De acordo com o Diretor executivo do SAAE, engº André Pazzini Bomfim, o momento é delicado e exige da sociedade como um todo, muito mais planejamento e organização. Com a Autarquia e seus clientes não é diferente. ?Hoje, não podemos pensar apenas tecnicamente. Entendemos que o momento é difícil e, por isso, vamos analisar de forma mais criteriosa a situação de cada um?, explicou o Diretor executivo do SAAE, engº André Pazzini Bomfim. (Assessoria de Gabinete/SAAE)

#FICA A DICA

Infelizmente, em alguns momentos, é necessário fazer verdadeiros malabarismos para conseguir manter em dia as contas do mês. Nessa hora, a saída é cortar gastos supérfluos e priorizar o pagamento dos serviços essenciais. Se a receita diminuiu, chegou a hora de rever e reduzir o consumo. Com algumas atitudes simples, é possível economizar uma boa quantia de água por mês e, assim, reduzir o valor da conta também. Tome nota:

- Colete e reutilize a água da chuva. No caso do uso de cisternas, sempre mantenha bem tampada para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zica vírus e chicungunha. A água da chuva pode ser utilizada para descarga, limpeza do quintal, do carro e do chão de casa, por exemplo. Porém, não é apropriada para consumo humano ou de animais.

-Reeduque o banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

-O mesmo vale para a higiene bucal. Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxague a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.

-Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

-Na torneira: Fique atento se a torneira não continua pingando água mesmo quando fechada. No período de um ano, ao menos 16 mil litros de água limpa são desperdiçados pelo mau fechamento das torneiras.

-Atenção aos vazamentos. Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d?água de mil litros.

-Na caixa d?água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

-Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxague tudo de uma vez.

-Lavar carro: Quando for lavar o carro, não utilize mangueira. Troque o utensílio pelo balde.

- Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA. Se precisar utilize a água que sai do enxague da máquina de lavar.

-Reaproveite a água da máquina de lavar para limpar o chão da cozinha ou do quintal. Dependendo do número de enxagues, dá para economizar até três baldes cheios por lavagem e reutilizar a água em outras tarefas diárias.