26 FEV 2021
Prefeitura concretiza parceria com Sebrae e cidade recebe investimento de R$ 315 mil

O Prefeito João Carlos dos Santos recebeu em seu gabinete na quinta, 25 de fevereiro, a visita da gerente regional do Sebrae Marília, Juliana Sanches Farias. Na oportunidade foi formalizado entre Prefeitura e Sebrae a implantação em Garça do PDL ? Programa de Desenvolvimento Local.

O encontro foi acompanhado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico de Garça, Bruno Henrique Severino.

A gerente regional do Sebrae Marília explica o que é o PDL: ?Esta é uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Garça, e tem como grande objetivo desenvolver o empreendedorismo na cidade. O programa tem diversas ações, tem outros parceiros que serão convidados a participar e cada parceiro vem com sua expertise. No caso do Sebrae nós temos um cronograma para desenvolver o micro e pequeno empresário, pra desenvolver o empreendedorismo e para geração de renda também, e a Prefeitura, em contrapartida, participa com os programas e projetos que ela tem na área para fazer com que este grande projeto tenha o sucesso que a gente espera e precisa?.

Segundo Juliana, as ações já estão acontecendo na cidade, com diversos cursos e projetos. Os interessados podem procurar o posto do Sebrae Aqui, na sede da ACIG localizada na Av. Dr. Rapahel Paes de Barros, 347, telefone 3471-0480, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na rua XV de novembro, 110, centro, telefone 3471-4637, para tirar dúvidas e conseguir mais informações.

Investimento nos cursos e projetos

O investimento previsto para Garça é da ordem de R$ 314.969,94 (trezentos e quatorze mil, novecentos e sessenta e nove reais e quatroze centavos) e será todo realizado pelo Sebrae. Não haverá investimento por parte da Prefeitura ou dos parceiros do projeto.

Quais cursos, projetos e serviços estarão disponíveis?

Desde este mês de fevereiro as ações já acontecem. Conheça:

Sebrae Delas ? objetivo é estimular as mulheres a empreender, gerando negócios e transformando realidades. Duração: 24 horas. Previsão: abril.

Programa JEPP ? Jovens Empreendedores Primeiros Passos ? estimular a criatividade e o pensamento crítico, incentivando os alunos a sonhar e terem vontade de realizar seus sonhos, estimulando o protagonismo juvenil. Duração: 26 horas. Previsão: julho a dezembro.

Crescendo e empreendendo ? colabora para o desenvolvimento do jovem que está cursando o ensino médio, incentivando o protagonismo juvenil e preparando-o para o mercado de trabalho. Realização: abril e junho. Duração: 12 horas. Previsão: abril a junho.

Programa Empreenda Rápido ? em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, tem como objetivo oferecer em um só lugar tudo o que o empreendedor precisa para abri ou ampliar o seu negócio, além de oferecer cursos técnicos aplicados pelo Senac e Senai.

- 5 cursos técnicos ? aplicação Senac. Duração: 16 horas cada curso. Previsão: fevereiro a novembro.

- 2 cursos técnicos ? aplicação Senai. Duração: 20 horas por curso. Previsão: fevereiro a novembro.

- Empreenda rápido ? gestão com: 3 turmas ?descomplique pessoas física?, 3 turmas ?organize seu negócio - MEIs formalizadas?, uma turma ?prontos para crescer ? MEI para ME?.

Projeto Agro Gestão ? Olericultura (cultivo de legumes)

- Curso técnico do Senar com consultoria individual com foco no aumento de faturamento;

- Sebrae responde finanças;

- Sebrae responde marketing com foco nos setores de laticínio, abatedouro e agricultura familiar.

Compras governamentais - voltado para quem quer saber como entrar no universo de compras governamentais.

- capacitação para compradores e para fornecedores.

Projeto Reviva Centro ? comércio varejista

- Curso Inova Sebrae ? vitrines e exposição de produtos

- Curso Inova Sebrae ? técnicas de vendas no varejo

- Faça fácil ? mídias sociais (a definir tema)

- Sebrae resonde ? atendimento ao cliente

Projeto Gestão na Indústria

- Curso Inova Sebrae/Senai ? 5S

- Curso Inova Sebrae/Senai ? Ferramentas de qualidade

- Consultoria ? orientação em operações: logística, produção e qualidade

Projeto Cafeicultura Garça ? Tecnologia e Indicação Geográfica

- Curso Inova Sebrae/Senar ? café, classificação

- Curso Inova Sebrae/Senar ? café, instalação na lavoura

- Curso Inova Sebrae/Senar ? café, colheita e beneficiamento

- Curso Inova Sebrae/Senar ? café, manejo e tratos culturais

- SEBRAETECAGRO ? qualidade do café. Critérios SCAA ? colheita e pós colheita.

- Assessoria para Indicação Geográfica ? denominação de origem. Público: associação de produtores.

Programa ALI ? possibilita o pequeno negócio aumentar sua captura de valor por meio da criação e entrega de soluções inovadoras de maneira acelerada, promovendo a prática continuada de ações de inovação nos pequenos negócios com potencial inovador e com potencial de alto impacto. Previsão: março, julho e novembro.

Rodada de negócios ? promove networking, troca de informações e negociação com empresas estratégicas para o seu negócio. Previsão: outubro.

Missões ? feira do empreendedor e beauty fair. Visitas a feiras mediantes confirmação de realização.

Apoios e articulações ? incubadora de empresas ? foco em tecnologia.