26 FEV 2021
Nesta sexta e sábado tem Lives na programação cultural de Garça

As Lives Cantando Histórias, com Edilson Bernardo, e Tocando em Frente, com Natália Ribeiro fazem parte da programação cultural deste final de semana em Garça dos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc no município.

As Lives acima encerram a programação de fevereiro, composta por nove Lives pelo Prêmio Osvaldo Coelho ? Baiano; contando com apresentações artísticas e formações culturais, além de contrapartidas que envolvem campanhas solidárias as entidades do município, cursos de continuidade para as formações e bolsa de estudo.

Pela Lei Aldir Blanc foram realizados quatro chamamentos públicos, contemplando 25 projetos, com 25 contrapartidas para a população.

LIVE - CANTANDO HISTÓRIAS - EDILSON BERNARDO

Dia 26 de Fevereiro, às 20h30, pelo Facebook e Instagram

O projeto consiste na apresentação de músicas que fazem parte da cultura brasileira e do cancioneiro popular.

Para isso, foram pesquisadas histórias pouco conhecidas de todas as regiões do Brasil, com o intuito de aumentar a gama de histórias que são conhecidas pelas pessoas e reforçar a tradição, realizando esse resgate da cultura brasileira.

SOBRE EDILSON BERNARDO

O ator Edilson é formado no Curso Técnico de Teatro, pelo Senac Marília, onde participou da leitura dramática do texto "O Café".

Atuou nas peças "Bodas de Sangue", de Frederico Garcia Lorca e "Antônio Conselheiro", de Joaquim Cardoso.

Participou do espetáculo Cantando Histórias, fazendo a pesquisa, montagem, direção e apresentação no centro de Garça, no ano de 2019.

CANTANDO HISTÓRIAS

Dia: 26 de Fevereiro.

Formato: Live

Duração: Aproximadamente 45 minutos.

Classificação Indicativa: Livre

Link para acessar a Live:

LIVE - TOCANDO EM FRENTE - NATÁLIA RIBEIRO

Dia 27 de Fevereiro, às 19h30, pelo Facebook (https://www.facebook.com/natiribeirosinger)

O projeto TOCANDO EM FRENTE tem o intuito de levar ao público um repertório nos segmentos MPB, Pop Rock, Rock Nacional e algumas músicas internacionais, apresentando dentro desse repertório nomes da música brasileira como Rita Lee, Legião Urbana, Djavan, Cássia Eller, Milton Nascimento, Elis Regina, Alcione e muitos outros.

SOBRE NATÁLIA RIBEIRO

Natália participou de vários festivais regionais em sua adolescência e aos 18 anos começou a se apresentar em bares na cidade de Garça e na região.

Participou no ano de 2018 do Cerejeiras Festival, com um repertório contendo MPB, Pop Rock e algumas músicas internacionais e, também no ano de 2018, da Festa das Nações.

TOCANDO EM FRENTE

Dia: 27 de Fevereiro

Formato: Live

Classificação Indicativa: Livre

Link para acessar a Live: https://www.facebook.com/natiribeirosinger

Sobre a Lei

A Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) estabeleceu mecanismos e critérios para garantir apoio às trabalhadoras e trabalhadores da cultura e à manutenção de territórios/espaços culturais com atividades interrompidas por força da pandemia causada pelo novo coronavírus.

O site da Prefeitura de Garça disponibiliza uma aba - Lei Aldir Blanc - para transparência e visibilidade da implementação da Lei no município.

A Secult e o Conselho Municipal de Cultura participaram desde o início, produzindo inúmeras conferências virtuais e estabelecendo interlocução com fóruns regionais e instituições culturais da esfera nacional, cujo esforço conjunto e suprapartidário permitiu a concretização da necessária Lei, beneficiando mais de 5 mil municípios do Brasil em respeitabilidade aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura.

As atividades culturais e criativas geram 2,64% do PIB brasileiro e são responsáveis por mais de um milhão de empregos formais diretos. Há no setor cerca de 250 mil empresas e instituições e que, junto a profissionais trabalhadores e trabalhadoras da Cultura, foram imensuravelmente prejudicadas neste período pandêmico. Tais dados evidenciam a relevância do setor, de seus agentes e da necessidade da luta pela implantação da Lei.