Em mais uma ação que une tecnologia com objetivo de aumentar a eficiência dos serviços, a Prefeitura Municipal de Garça contratou uma ferramenta digital chamada ?Super Agente?.
O Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia, Leandro Carvalho, explica qual é este serviço: ?Com este programa iremos automatizar todas as notificações que são feitas em relação ao combate à dengue. Hoje o agente vai até o local, faz a notificação, vai até a Unidade de Saúde à qual ele está vinculado e a Unidade de Saúde informa a VS - Vigilância Sanitária - do possível caso encontrado. Depois disso a VS faz o bloqueio a partir do endereço identificado em um raio de 100 metros. Isto é feito manualmente, em um mapa da cidade. Todas as residências que estão neste raio são identificadas. A VS avisa, via papel, a Unidade de Saúde onde está localizada a região onde o bloqueio deve ser feito. Com a implantação do programa, quando o agente identificar o foco da dengue, ele mesmo, que terá um tablet em mãos, vai mostrar no aplicativo onde é o endereço. Eletronicamente a VS será avisada. Ao receber os detalhes, o próprio sistema vai criar a região do bloqueio onde será feita a verificação pela equipe?.
A evolução da verificação das casas que estiverem na região do bloqueio também será registrada: ?Conforme o agente for passando por cada residência o sistema avisa a VS que a residência que estiver marcada na cor verde já foi verificada e não há nenhum foco, que a residência na cor amarela foi verificada e foi encontrado mais um foco do mosquito, e assim teremos um controle mais eficiente. O processo manual dura em torno de 10 a 15 dias e a nossa expectativa é tudo seja feito em, no máximo, dois dias, quando o Super Agente estiver funcionando?.
O programa já foi instalado no data center da Prefeitura e o treinamento aos funcionários que irão trabalhar no dia a dia deve acontecer entre o fim de março e o início de abril, quando o programa começará a ser utilizado efetivamente.