08 OUT 2021
Capoeira Mandacaru de Garça se apresenta na feira livre, neste domingo, dia 10
A apresentação faz parte da contrapartida do grupo premiado pela Lei Aldir Blanc
O Grupo de Capoeira Mandacaru de Garça se apresenta nesse domingo, dia 10, às 8 horas, na feira livre, com jogos de capoeira, samba de roda e a dança folclórica brasileira maculelê. A entrada é gratuita. “Capoeira para Todos” é o nome do projeto do grupo garcense, premiado pelo Edital nº 004/2020 – Circula Cultura II, da Lei Federal Aldir Blanc, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.
“A ideia é que o público interaja com a apresentação no intuito de sentir as amplas possibilidades que o aprendizado da Capoeira pode oferecer. São realizados jogos musicados, com ritmos diferentes e com instrumentos, como berimbau, pandeiro e atabaque”, explicou o proponente do projeto, Clayton Durante Gonçalves, que faz parte do Grupo de Capoeira Mandacaru.
A capoeira é uma mistura de arte marcial, esporte, cultura popular e música. Os golpes são sua principal característica, como também movimentos complexos, feitos de forma bastante ágil. Outro fator importante, que distingue a capoeira da maioria das artes marciais, é a sua musicalidade. Quem a pratica aprende a lutar, jogar, tocar os instrumentos típicos e a cantar.
O Grupo de Capoeira Mandacaru foi criado há 21 anos pelo Mestre Adilson, com a finalidade de promover estudos, educação, coordenação de esporte em várias modalidades, proteção, divulgação e aprimoramento da capoeira. Já foram atendidas cerca de 900 pessoas neste período, formando graduados, professores e contramestre.
A premiação em dinheiro pela Lei Aldir Blanc de incentivo a cultura, proporcionou a possibilidade de investimentos no grupo, entre outras melhorias, na compra de instrumentos típicos da capoeira, utilizados por alunos nos cursos e aulas práticas de musicalidade, com o objetivo de incentivar e promover a modalidade. Em contrapartida, os integrantes realizaram apresentações para a comunidade, finalizando neste domingo, na feira livre.
Autor: Ana Lucia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação