15 OUT 2021
Cultura: Garça receberá apresentação do 13º Viagem Literária, no dia 22 de outubro
“A história nos caracteriza e nos representa como um povo”, acredita o grupo Ih, Contei!, que estará na cidade para duas apresentações
No dia 22 de outubro, na Biblioteca Pública de Garça, com apresentações às 9h e às 14h, Garça receberá o grupo Ih, Contei!, durante a segunda semana do programa 13º Viagem Literária, módulo Contação de Histórias: Contos Populares. A programação completa segue em diversas cidades do estado até dia 29 de outubro.
Formado por uma equipe de atores, arte-educadores e contadores de histórias, o Ih, Contei! traz uma abordagem das histórias como um registro da vida. “A história nos caracteriza e nos representa como um povo. É do povo e para o povo que surgem os contos populares e seus personagens folclóricos” Explorar o conhecimento, vivenciar a arte e compartilhar saberes são os principais objetivos do trabalho do grupo.

Companhia fundada em 2012 dentro da favela do Turano, no Rio de Janeiro. Coordenada pelos artistas Leandro Pedro e Elton Pinheiro, a Ih, Contei! desenvolve projetos artísticos, educacionais e de difusão literária. Suas produções já foram realizadas em mais de 50 cidades do Brasil, em eventos culturais de grande relevância como Bienais do Livro (RJ e PR), Virada Sustentável (RJ), Viagem Literária (SP) e em programações do Sesc Rio de Janeiro.
Neste módulo – que conta com o apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura - as contações de histórias acontecem presencialmente, respeitando os protocolos sanitários, em função da pandemia de Covid-19 e em respeito às mais de 580 mil histórias perdidas no país nesse período.
Contadores de histórias percorrerão 60 cidades do Estado de São Paulo, compartilhando a força de relatos que começaram na oralidade há muito tempo e que até hoje permanecem vivos na cultura popular. São atividades para todas as idades, todos os gêneros e de alcance universal. Tudo dentro de uma biblioteca perto de você!
Os eventos acontecem sempre em bibliotecas públicas da região metropolitana, interior e litoral do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras das cidades participantes. A proposta é estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local.
O Viagem Literária é um programa de estímulo à leitura mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e realizado pela SP Leituras. Desde o início do programa, em 2008, até o ano passado, foram

percorridos 224 municípios paulistas, com 220 convidados que dialogaram com mais de 345 mil pessoas. Foram bate-papos, oficinas, rodas de histórias e outros eventos que fizeram conhecimento e afeto circularem no território estadual. A 13ª edição começou com o módulo de Poesia em novembro de 2020.
Acesse o site do Viagem Literária e confira a programação completa. https://siseb.sp.gov.br/viagem-literaria/modulo/contacao-de-historias-contos- populares

Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação