10 FEV 2022
Audiência pública apresentou o Plano Regional de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos
A audiência contou com a presença de autoridades regionais e representantes da sociedade civil organizada
A Prefeitura Municipal de Garça realizou na noite desta quarta-feira, dia 9, uma audiência pública para a apresentação, análise e sugestões do Plano Regional de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PRGIRS), um instrumento de planejamento, que visa nortear os municípios que fazem parte do CICOP – Consórcio Intermunicipal de Gestão e Manejo de Resíduos Sólidos do Centro-Oeste Paulista, a se ajustarem ao cumprimento das obrigações previstas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10).
A audiência, realizada de forma híbrida na Câmara de Vereadores, também foi transmitida pelo Facebook da Prefeitura e contou com a participação de representantes da sociedade civil organizada, cooperados da Recicla Garça, autoridades locais e dos municípios de Álvaro de Carvalho, Fernão, Gália e Lupércio, que juntamente com Garça, Alvinlândia, Guarantã e Júlio Mesquita, fazem do CICOP.
Fizeram parte da mesa de trabalho, o Prefeito João Carlos dos Santos, que é o atual presidente do CICOP; a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Thereza Sartori, o secretário de Comunicação e Eventos, Fábio Bonassa e a colaboradora do CICOP, a advogada Patrícia Barbosa Fazano, que apresentou junto com o prefeito João Carlos, as propostas do plano, assim como, responderam juntos aos questionamentos da população.
O PRGIRS prevê ações para os próximos 10 anos, sempre com o objetivo de solucionar, tecnicamente, a coleta, o tratamento, o transporte e a destinação final dos resíduos sólidos, atendendo a legislação ambiental vigente, evitando a degradação, a poluição do solo e dos recursos hídricos, em consonância com os pilares da Política Nacional de Resíduos Sólidos, entre eles: a redução de resíduos e rejeitos, logística reversa, responsabilidade compartilhada, apoio as cooperativas e acordos setoriais.
CLIQUE AQUI  e assista à audiência pública.

CONSULTA PÚBLICA
Ainda com o objetivo de dar voz à população nesta importante discussão, entre os dias 11 e 26 de fevereiro, estará disponível para participação da população a Consulta Pública do Plano Regional de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos.
A participação dos munícipes de Garça é de extrema importância e irá subsidiar o processo de tomada de decisão dos oito municípios do consórcio, atendendo os anseios da população, a proteção à saúde, ao meio ambiente e a qualidade de vida .
ACESSE ESTE LINK e preencha o formulário com suas manifestações e sugestões, que estará disponível entre os dias 11 e 26 de fevereiro.

Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos