15 MAR 2022
Reunião apresenta o “Imposto do Bem” aos contabilistas
Projeto é apresentado aos profissionais de contabilidade garcenses, pontuando a importância de se manter recursos em instituições do município.
A Prefeitura Municipal de Garça apoia o Projeto "Imposto do Bem", uma idealização dos presidentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de Garça (COMDIG), que na terça-feira, 15 de março, convidou para uma conversa na Associação Comercial e Industrial de Garça (ACIG), os representantes de 16 escritórios de contabilidade atuantes na cidade.

Estiveram presentes o Prefeito João Carlos dos Santos, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Héledi Parrera, o Secretario de Fazenda, Planejamento e Finanças, Antônio Carlos de Oliveira Marra, além de representantes de instituições Lar dos Velhos, APAE, Patrulha Juvenil e do Conselho Regional de Contabilistas.

Veja um vídeo com o Prefeito João Carlos Santos e a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Héledi Parrera, sobre o "Imposto do Bem" aqui.

O Prefeito João Carlos dos Santos agradeceu a iniciativa do projeto e pontuou sua importância social. “Estamos iniciando, através dos nossos Conselhos Municipais, a campanha de 'Imposto do Bem'. Então, queremos sensibilizar toda a sociedade, que tem imposto devido, para que possa destinar uma parte deste imposto devido para as instituições do nosso município”.

Durante sua fala, o Prefeito pontuou o como é importante que também as ‘pessoas físicas’ possam ajudar nesta iniciativa. “Se de toda a base de contribuição de imposto devido por pessoa física em Garça conseguirmos que pelo menos 30% ou 40% se sensibilize e escolha os Fundos Municipais, tenho certeza que será um recurso imenso a ser usado em muitos projetos”.

O Presidente do CMDCA, Bruno Specian, disse que a participação do contribuinte não gerará custos. “A pessoa não irá precisar ‘pagar mais’ do que já pagaria e também não irá ‘receber menos’, se tiver a receber. Ela apenas estará destinando diretamente para Garça um dinheiro que iria para  Governo Federal e que depois seria repassado para os municípios de forma geral”.

Já a Presidente do COMDIG, Simone Ortigosa, falou sobre a importância de se ter um olhar tanto para as crianças quanto aos idosos na hora da escolha. “Muitas vezes é mais fácil a pessoa escolher apenas as crianças e adolescentes na hora de ajudar, pois as pessoas acham que o Conselho é um fiscal do idoso e elas têm medo. Mas, a função dele é de ajudar em políticas públicas destinadas aos idosos, buscando uma melhor qualidade de vida.” E ressaltou que até mesmo pessoas que não residem mais em Garça podem optar por ajudar as instituições. “Nós conhecemos pessoas que eram de Garça ou já moraram na cidade, que mesmo mudando, continuam escolhendo a Patrulha Juvenil ou alguma instituição da cidade e isso é muito importante e tem um grande valor para todos”.

Durante a Declaração de Imposto de Renda, que precisa ser entregue até 29 de abril por ‘pessoas físicas’ através de um contabilista ou pode ser preenchida pela própria pessoa, o munícipe poderá direcionar até 6% de contribuição as iniciativas sociais. “Não estamos querendo dividir as pessoas na hora da escolha, por isso, pedimos aos escritórios que incentivem o contribuinte a destinar 3% do imposto devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e 3% para Fundo Municipal do Idoso” pediu o Prefeito João Carlos.

Autor: Andreza Levorato Sega
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos