17 MAR 2022
Saúde fará parceria com imobiliárias para vistoriar imóveis fechados
Imóveis fechados serão vistoriados, para conter o aumento de casos da doença na cidade.
O avanço da Dengue no município vem preocupando, cada vez mais as autoridades de saúde, mesmo com as ações de contenção executadas no município. Hoje, 17 de março, a Secretaria Municipal da Saúde divulgou um aumento no número de casos confirmados da doença. Até o momento, 492 pessoas já foram contaminadas e outras 558 aguardam o resultado do exame.
Atualmente, a cidade de Garça possui, em média, 15% de imóveis que se encontram fechados, por estarem disponíveis para venda ou locação, e desta forma, os agentes não conseguiam vistoriá-los. Por conta disso, a Secretaria da Saúde está agendando vistorias com as imobiliárias atuantes na cidade.
O objetivo é vistoriar esses prédios fechados, em busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti, como vasos, calhas entupidas, piscinas, entre outras situações que requerem atenção e precisam ser eliminadas.
A proposta é que um responsável pela imobiliária acompanhe os agentes durante a fiscalização e esteja ciente das situações encontradas, a fim de providenciar a manutenção ou limpeza necessária no local.
Por enquanto, a visita terá caráter informativo. A Secretária da Saúde, com esta ação, pretende vistoriar o maior número de locais possíveis e reverter a proliferação do Aedes aegypti. Afinal, o mosquito, além da Dengue, pode transmitir Zika, Chikungunya e Febre Amarela, caso esteja infectado com uma das respectivas doenças.

Ações para tentar conter o avanço da Dengue

Nesta Luta Contra a Dengue, além das vistorias junto as imobiliárias, outras ações continuam sendo desenvolvidas para tentar frear o avanço da doença. São elas:

- Visitas dos agentes de saúde:
Por meio do Controle de Criadouros, os agentes visitam diariamente as residências eliminando os criadouros e conscientizando a população sobre a importância de se manter as residências livres de água parada. Sendo esta uma atitude que a população precisa realizar em em casa. O combate à Dengue é uma ação compartilhada entre o poder público e o munícipe. Se um dos dois não fizer a sua parte, o número de casos irá aumentar ainda mais.

- Retirando criadouros do mosquito:
A Secretaria da Saúde disponibilizou um veiculo exclusivo para a retirada imediata de criadouros do mosquito Aedes aegypti durante a visita dos agentes nas residências.

- Nebulização:
A nebulização acontece diariamente organizada por regiões da cidade.

- Reforço das equipes:
Os agentes de saúde e de endemias, que antes eram 13, agora são 28.

- Capacitação pela Sucen:
Agentes de saúde e de endemias passam por capacitação, com apoio da Sucen Marília.

- Caçambas:
Com parceria da ACIG, foram colocadas caçambas no centro comercial da cidade, para que os comerciantes possam descartar todo o material inservível.

- Cidade Limpa:
Em conjunto com a ação institucional da TV Tem, a Prefeitura realizará o Cidade Limpa em toda a cidade. A data será amplamente divulgada.

Vale ressaltar que a colaboração da população para conter a Dengue é de suma importância para todos, afinal, é necessário permitir a entrada dos agentes em suas residência e tirar, ao menos, alguns minutos de seu dia para averiguar a situação de sua residência e do local de trabalho. Apenas com o esforço em conjunto de todos os garcenses, o mosquito deixará de circular e a doença será contida.

Assinatura 4 logos
Autor: Andreza Levorato Sega