25 MAR 2022
1ª Conferência Municipal de Saúde Mental acontece sexta, 25 de março
A Conferência discutirá assuntos voltados a saúde mental e propostas para sua melhoria, hoje, às 13h no Auditório da Patrulha Juvenil.
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, promove sexta-feira, dia 25 de março, a “1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Garça” no auditório da Patrulha Juvenil, localizado na rua Baden Powell, 451, a partir das 13h.

O tema principal da conferência será “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. Todos os profissionais de saúde e responsáveis por pessoas com quadro que envolvam a saúde mental estão convidados para participar dos debates que serão realizados.

Durante o evento o mote principal será “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o ‘SUS’, o ‘cuidado de saúde mental em liberdade’ e o ‘respeito aos Direitos Humanos’”, que serão divididos em 04 eixos de debates, sendo eles:
- Cuidado em liberdade: como garantia de Direito a cidadania.
- Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental.
- Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade.
- Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Cada eixo abordará um dos temas, portanto, os presentes serão divididos em quatro grupos, nos quais serão discutidas e propostas de pelo menos duas diretrizes a serem apresentadas na assembleia. Havendo mais de duas propostas por eixo, elas deverão ser votadas pelos presentes e constarão no documento final da Conferência, a ser apresentado na etapa regional.

Durante o evento, serão escolhidos oito delegados para a etapa regional da Conferência. A escolha de cada um, seguirá as regras de paridade, sendo 50% de representantes dos usuários, 25% para representar trabalhadores de saúde, preferencialmente dos CAPS e 25% por gestores, coordenadores e prestadores de serviços de saúde.
Assinatura 4 logos
Autor: Andreza Levorato Sega