A nebulização contra a dengue continua no Bairro Labienópolis nesta sexta-feira, dia 1º de abril, das 7h às 13h. As equipes estarão percorrendo as ruas relacionadas no mapa, combatendo o mosquito Aedes aegypty adulto, transmissor da dengue, zika, febre chikungunya e febre amarela. É importante que você colabore e abra a sua casa, para que o veneno possa entrar no interior do imóvel e matar o mosquito, pois o Aedes aegypty tem por hábito ficar dentro das casas.
PREPARE A SUA CASA PARA NEBULIZAÇÃO
Existem alguns procedimentos que os moradores devem adotar durante a nebulização, para que o veneno mate o mosquito e não prejudique as pessoas e os animais domésticos. São eles:
Guarde em lugar fechado e/ou mantenha cobertos:
- Alimentos, água e utensílios de cozinha;
- Roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas)
- Bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos
Retire ou mantenha levantadas:
- Roupas de cama;
- Toalhas de mesa.
Mantenha abertas:
- Portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida
Durante a aplicação do inseticida, permaneça na calçada com as crianças e os animais domésticos, só retornando 30 minutos após o término da aplicação do inseticida.
Se na sua casa houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo até 30 minutos depois do final da aplicação.
ATENÇÃO
É importante lembrar que a nebulização não é eficaz no combate ao mosquito em sua fase aquática: ovo, larva, pupa, dentro dos criadouros com água parada. Neste sentido, o combate a dengue é uma responsabilidade compartilhada e os moradores precisam colaborar, eliminando os criadouros para evitar a proliferação do mosquito, e abrindo suas casas para que as equipes da saúde possam trabalham conforme os protocolos existentes.
A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, já ampliou o número de agentes para realizar o Controle de Criadouros (CC) e a nebulização nas casas, assim como está realizando diversas ações para o controle da doença.