21 ABR 2022
Alunos do Núcleo Infantil Júlio visitam a EMCA
Os pequeninos, que já trabalhavam em sala sobre o tema, se encantaram durante a apresentação na escola musical, e puderam sentir novas sensações e descobrir novos sons em uma aula super especial.
No dia 20 de abril, quarta-feira, a classe Maternal 1 B do Núcleo de Educação Infantil Prefeito Júlio "Julinho" Marcondes de Moura proporcionou uma atividade fora da sala de aula muito especial. As 15 crianças, que tem entre 2 anos e meio e 3, puderam visitar a EMCA - Escola Municipal de Cultura Artística “Amélio Naná Zancopé”.

Segundo a diretora do Núcleo, Alline Maris Pereira de Lucas, a visita é uma complementação de ao Plano de Trabalho da docente, professora Maridinéa Silva, conhecida carinhosamente como Pronéia por seus pequeninos. “No material Educacional que toda a rede municipal utiliza, o Nova Escola, na unidade 6, 'Instrumentos Musicais e Objetos Sonoros', a professora desenvolve aulas explorando e criando sons com objetos. Então, são demonstrados vários materiais que emitem sons, como: toco de madeira, lata, caneca de metal e outros diversos objetos que criam esses instrumentos, até chegar naquele brinquedo sonoro e depois nos instrumentos os musicais”.

Durante a aula, ainda em sala de aula desenvolvida dentro do Núcleo, os alunos são apresentando para vários materiais sonoros, através da contação de histórias que tenham instrumentos e a exibição de vídeos. A professora Maridinéa solicitou que houvesse um engajamento com a comunidade durante o trabalho desta, e houveram apresentações musicais para as crianças. Como a de Anna Júlia Jacomo Oliveira, aluna da EMCA, que tocou flauta para turma, e, posteriormente, apresentações de alguns pais e uma pianista para que fosse demonstrado as crianças a percepção de “Som e Silêncio”.

Foi através de contato do Núcleo com a Diretora do EMCA, Maria Rosa Trambaioli, que a visita foi agendada. “A senhora Maria Rosa nos atendeu prontamente e se prontificou a deixar o espaço apropriado para receber a turma. E é importante esse tipo de visitas para que nossos alunos possam se relacionar com um ambiente onde a cultura musical é mais elaborada, onde possam apreciar os diferentes instrumentos musicais. Os professores do EMCA proporcionaram esse momento com diversos instrumentos e foi e enriquecedor esse contato. As crianças ficaram fascinadas, participaram, temos vídeos deles batendo palmas, interagindo em um outro ambiente com os profissionais da área de música e esse contato foi de suma importância para eles”.

Assinatura 4 logos
Autor: Andreza Levorato Sega