28 ABR 2022
MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA
Começa 1ª etapa da vacinação de Febre Aftosa no dia 1 de maio, com Inversão do calendário
Os produtores rurais, além da vacinação de bovinos e bubalinos até 24 meses, devem entregar a declaração de vacinação via online.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) divulgou que a primeira etapa da vacinação de febre aftosa de 2022 começa no dia 1 de maio, domingo. Todos os produtores rurais que possuem bovinos e bubalinos, a partir de 24 meses de idade, devem vacinar seus animais. A expectativa é sejam imunizados cerca de 107 milhões de animais em todo território brasileiro.
As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.
A declaração de vacinação deve ser entregue por meio do site da – GEDAVE - Gestão de Defesa Animal e Vegetal – www.gedave.sp.gov.br.

Inversão nas etapas:

Em abril, o MAPA anunciou uma inversão da estratégia de vacinação para os estados que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE-PNEFA), com exceção do Espírito Santo, onde a vacinação já é invertida.
Dessa forma, em 10 estados (BA, ES, GO, MG, MT, MS, RJ, SE, SP e TO) e o DF, a 1ª etapa a ser realizada em maio será destinada aos bovinos e bubalinos até 24 meses, enquanto a 2ª etapa, em novembro, para todo o rebanho.
A medida adotada visa a equacionar a demanda de vacinas contra febre aftosa com o cronograma previsto de produção da indústria.
Os estados que compõem o Bloco IV do PE-PNEFA totalizam aproximadamente 61,3 milhões de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses que deverão ser imunizados no mês de maio de 2022.
Assinatura 4 logos
Autor: Andreza Levorato Sega