07 JUN 2022
A importância da segurança alimentar de pessoas em vulnerabilidade social
No “Dia Mundial da Segurança Alimentar”, conheça os projetos sociais que auxiliam a manter a segurança alimentar das famílias do município e a importância de se manter o cadastro único atualizado.
Dia 7 de junho é comemorado o “Dia Mundial da Segurança Alimentar”, a data foi instituída pela ONU em 2018 e serve para conscientizar sobre a importância do acesso a comida de qualidade para todas as pessoal, além do consumo consciente e o aproveitamento total dos nutrientes. Além de ser um dos 17 objetivos levantados pela ONU para um mundo melhor.

E quando não há segurança, há a insegurança alimentar, que é a condição onde as pessoas não conseguem ter acesso aos nutrientes mínimos e básicos para a sua existência de forma saudável. No Brasil, no ano de 2020, segundo o relatório das Nações Unidas, 41% da população brasileira vivia com algum grau de insegurança alimentar. Entre os mais afetados estão as crianças.

Segundo a Secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Hélide Parrera, os programas sociais existem para auxiliar as pessoas em vulnerabilidade social e tem entregue mensalmente 500 cestas no município. “A porta de entrada para todos os serviços, programas e projetos da Assistência Social é o Cadastro Único”. O cadastro das famílias deve ser feito ou atualizado na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na Rua Vital Soares, 56 de segunda a sexta das 8h às 11h e das 12h às 16h.

“O cadastro gera o número do NIS, que é o número de identificação social. A partir dele, o próprio sistema do Governo faz uma análise da família com um cruzamento dos dados desta família e aponta quais são os projetos sociais nos quais ela se enquadra”, explica a secretária. Mas não basta fazer o cadastro, a atualização é de crucial importância para que as famílias continuem a ter acesso aos programas, já que o sistema automaticamente deixa de considerar os cadastros sem atualização e essas pessoas passam a não ter mais acesso aos programas, até que procure a SEMADS para confirmar os dados da família, de preferência anualmente.

Por esse cadastro, a família terá acesso aos vários programas dos governos federal, estadual e municipal. “Hoje nós temos o Auxílio Brasil, Ação Jovem e Renda Cidadã, que são três programas do Governo Federal, que fazem o repasse de valor financeiro para essas famílias. Temos também o Programa Criança Feliz, que atende gestantes, crianças de 0 a 3 anos e crianças de 0 a 6 que recebem o BPC, que trabalha diferentes temáticas mensalmente, incluindo sobre a importância de uma alimentação saudável e do reaproveitamento dos alimentos. O Vale Gás, que faz parte do Auxílio Brasil, e a cada dois meses repassa o valor para a aquisição de um botijão de gás pela família em situação de vulnerabilidade. A família pode, também, ter acesso ao Auxílio Eventual que é uma cesta de alimentos fornecidos pela Secretaria de Assistência, pelo Fundo Social do município. Além dos programa do Governo do Estado, o Viva Leite, que é a distribuição de leite pasteurizado, enriquecido com vitaminas e nutrientes, distribuído para as famílias que se enquadram nos critérios preestabelecidos, na quantidade de 15 litros mensal por família, podendo participar desse programa as crianças de 6 meses até 5 anos”.

Assinatura 4 logos
Autor: Andreza Levorato Sega