21 JUN 2022
Garça é selecionada para fazer parte do Circuito SP
Quatro atrações serão realizadas no município durante o segundo semestre com grandes atrações e farão parte do calendário cultural do Estado.
O Circuito SP, é parte do “Juntos Pela Cultura 2022”, ação do Governo do Estado de São Paulo que visa estimular o setor cultural do estado. A cidade de Garça foi uma das 120 a serem contempladas na primeira chamada, e a lista ainda conta com mais 25 cidades que ficaram na fila como suplentes.

Segundo a Secretária de Cultura, Suzy Mey Truzzi, houve todo um processo que precisou ser cumprido para que a classificação da cidade se tornasse possível, incluindo farta e vasta documentação em papel e em vídeo. “Nós passamos por uma chamada pública. Enviamos o projeto para avaliação de uma curadoria falando sobre a importância do Circuito em nossa cidade. Gravamos um vídeo falando sobre todos os nossos espaços e aparelhos culturais disponíveis na cidade para que pudéssemos ser contemplados. E gravamos três entrevistas, uma com o prefeito, João Carlos, outra com a diretora do EMCA, Maria Rosa, e uma minha, como secretária, falando sobre a importância do Circuito em nossa cidade”.

Suzi conta que junto com a notícia da escolha também foi informado o número de atrações que a cidade receberia. “Fomos contemplados com quatro apresentações artísticas de grande porte e que contemplam a nossa comunidade em função da gratuidade e ressaltam a importância da democratização do acesso à cultura”.

E relação das atrações poderão ser conhecidas em breve, já que as 4 atrações vão compor o total de 480 atrações a serem realizadas em todo o Estado e farão parte do calendário do Circuito Cultural. “As tratativas se iniciam a partir da próxima semana, na questão de agendamento e o que nós receberemos. Tudo o que vier será muito bem vindo e é uma forma de nós estarmos fortalecendo o cenário cultural, não só na nossa cidade, mas no estado todo”.

EMCA
A Secretaria pontua que a Escola Municipal de Cultura Artística teve muito peso e auxiliou na conquista da inclusão da cidade nesse grande projeto estadual, e que a parceria entre a escola e os eventos culturais trazem um grande crescimento cultural dentro e fora das paredes da instituição. “Essa relação de possibilidades e perspectivas que se abrem, trazem grande oportunidade. Os eventos que vem sendo produzidos, trazem um avanço qualitativo para a escola e sua participação tem sido de notada diferença entre o público”.

O Circuito SP traz eventos que juntam a comunidade e aproximam a cultura do cotidiano, apresentando para todos a beleza e as emoções que os mais diversos espetáculos podem proporcionar. Além disso, a secretária pontua que todas as atrações não serão um presente apenas para a cidade de Garça. “Todas as pessoas que moram cidades do entorno, como Gália, Alvinlândia, Lupércio, Júlio Mesquita e todas as outras, serão muito bem vindos a participar também. Além, claro, de todos os residentes na zona rural e no distrito, todos estão convidados a fazer parte dessa grande realização cultural”.

Confira a lista com todas as cidades contempladas aqui.

Autor: Andreza Levorato Sega
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos