01 JUL 2022
Tributo às Cerejeiras terá Cerejeiras Sustentável
Várias ações estarão sendo desenvolvidas para que a festa seja também um presente para as novas gerações
Cuidar do nosso planeta é algo extremamente necessário e deve ser parte do nosso dia-a-dia, pois precisamos pensar no mundo que as futuras gerações irão receber e assim, na forma em que os recursos naturais são utilizados e descartados.
É pensando no bem do meio ambiente que em toda festa, que tem como marca a celebração da florada das cerejeiras, atua a “Comissão Cerejeiras Sustentável”, que trabalha para plantar a consciência ecológica e fazer com que o local continue vivo e cheio de vida pelos próximos anos. O “Cerejeiras Sustentável” é uma realização da Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e dos seguintes parceiros: Núcleo de Educação Ambiental da FAEF Garça, Ecooar Biodiversidade, Oleoquímica Brasil, Cooperativa Recicla Garça e Instituto Recicleiros.
Antes do início da festa, a comissão fez um material explicativo e conversou com os comerciantes sobre como efetuar o descarte correto dos resíduos gerados durante a fabricação e comercialização de produtos. “Esse primeiro contato foi feito, principalmente, com as pessoas que estão nas barracas de alimentos”, segundo a bióloga Érika Buchignani. A Óleoquímica disponibilizou recipientes para que o óleo usado descartado pelas cozinhas fosse acondicionado corretamente, e ao final da festa, seja recolhido e levado para a reciclagem.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fará uma ação educativa ambiental, com pesca de materiais reciclados e distribuição de brindes para quem conseguir “pescar o material premiado”. O espaço também conta com um container da Cooperativa Recicla Garça e do Instituto Recicleiros, que recolherá pilhas, baterias e lâmpadas fluoresentes para a destinação correta de materiais. Além de tampas e materiais plásticos, que são destinados a reciclagem e o dinheiro arrecadado é utilizado no programa PetPatas. O Núcleo de Educação Ambiental da FAEF, fará passeios monitorados pelo espaço onde as árvores estão plantadas, falando sobre os cuidados e a história por trás das plantas.
E, ao final do evento, todos os resíduos sólidos serão recolhidos pela Secretaria de Administração dos Serviços Públicos e levado aos pontos de processamento destes materiais, evitando o descarte incorreto e a poluição ambiental.
A empresa Ecooar Biodiversidade fará um levantamento, junto com a SAMA de quanto de energia foi consumido durante o Tributo. “Esse cálculo de energia determina quantas árvores nós precisamos plantar para que haja uma compensação parcial da emissão de CO2”, diz a bióloga. “Essas árvores podem ser plantadas depois por vários pontos da cidade e a Ecooar fará a verificação e a emissão deste certificado”.
Desta forma, mais do que honrar aqueles que vieram antes, transformar o Tributo às Cerejeiras em uma festa sustentável, é uma garantia de que o meio ambiente está sendo preservado para que as futuras gerações também possam aproveitar a natureza e suas belezas naturais.

Assinatura 4 logos
Autor: Andreza Levorato Sega