07 JUL 2022
Programa Pós Medida auxiliará egressos do sistema sócio educativo
A assinatura do termo de cooperação com a Fundação CASA e toda a rede de apoio ajudará a mudar o caminho de jovens garcenses e a reinseri-los na sociedade.
O Prefeito, João Carlos dos Santos, e a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Hélide  Maria Parrera, receberam no dia 7 de julho, quarta-feira, o Diretor da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Rio Dourado do município de Lins, Cristiano Pires, para a assinatura do termo de cooperação do programa Pós Medida entre a instituição e a Prefeitura de Garça.

Garça é o segundo município do estado a aderir ao Programa Pós Medida, porém será o primeiro a destinar um recurso de transferência de renda aos adolescentes egressos do sistema socioeducativo. Segundo o Prefeito a assinatura do convênio irá possibilitar a ajuda desses jovens, que voluntariamente podem se inscrever no programa e passar por atendimento profissional qualificado, acesso ao lazer, fortalecimento do vínculo familiar e encaminhamento para o mercado de trabalho. “Nós sabemos da dificuldade que esses jovens enfrentam para retornar ao mercado de trabalho. Esses jovens são garcenses, são filhos da nossa cidade, e nós acreditamos que cada cidade deve zelar por seus filhos. O grande objetivo é fazer a inserção dos jovens de volta a sociedade, de volta família, de volta mercado de trabalho e, consequentemente, a principal meta é a não reincidência, pois nós sabemos o grande problema que esses jovens encontram para retorno à sociedade e as dificuldades que eles e suas famílias encontram”.

Segundo Cristiano Garça se torna a pioneira em destinar uma verba que auxilie esses jovens egressos. “Dos municípios que estão fechando o fluxo no acordo do Pós Medida é o único município que vai liberar uma verba para incentivar e motivar. O menino vai ter outra opção, porque ele saia da Fundação e, quando ele não tem o acompanhamento que aqui em Garça existe, ele realmente acabava voltando para o crime. Nós acreditamos que há mudança, que ninguém nasceu assim ou está obrigado a continuar assim. E quando a gente vê, a história do menino, a dificuldade, a falta do acesso a educação, às condições de vida, eu só consigo ter muita gratidão por ter essa oportunidade que o município de Garça dando”.

A Secretária Hélide ressaltou a importância de todos os locais de acolhimento que estarão trabalhando juntos com os egressos, como as pessoas da linha de frente do CREAS, Patrulha Juvenil e Conselho Tutelar. “Esse será um Programa que trará uma outra perspectiva de vida, tanto para os nossos adolescentes quanto para suas famílias. O apoio, o empenho e o trabalho que será desempenhado por todos esses profissionais envolvidos será o que mudará o caminho desses jovens no futuro, acolhendo e auxiliando eles e suas famílias nessa reinserção social”.

Assinatura 4 logos