15 JUL 2022
A partir de segunda, dia 18, a Biblioteca também será um ponto de coleta de recicláveis
Foto Noticia Principal Grande
(esquerda para direita) Tamires Oliveira de Carvalho - assistente de Comunicação Instituto Recicleiros; Érika Buchignani - bióloga SAMA; Marcelo Souto - diretor de Cultura; Susy Mey Truzzi - secretária de Cultura e Juliana Moretti - bibliotecária
Cultura e sustentabilidade caminhando juntas para o bem comum
A Cultura como direito à vida, gerando novos conhecimentos e ações mais sustentáveis para ajudar na recuperação do planeta. A partir de segunda-feira, dia 18, a Cultura em Garça reforça a interação com o projeto de desenvolvimento sustentável da cidade. A Secretaria de Cultura passa a ser mais um ponto de coleta seletiva em Garça. A população poderá descartar, além de papel, metal, vidro e plástico, também resíduos especiais: pilha, toner e material de informática.
Bag e bombonas foram colocados na entrada da Biblioteca, com banner de orientação sobre o que poderá ser descartado. No mesmo local também haverá a coleta de tampinhas de garrafa pet para o projeto PET Patas, que reverte o dinheiro da venda do material em recursos para a castração de animais de rua e de famílias de baixa renda.
Essa ação é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Garça (SAMA), com a cooperativa Recicla Garça e Instituto Recicleiros.
 “Além da Biblioteca se tornar um ponto fixo de coleta seletiva, onde a população de Garça poderá descartar o material reciclável, nós também estamos com uma ampla programação de férias dentro do projeto “Tem Catavento nas Férias”. As oficinas serão direcionadas para a importância da reciclagem, do consumo consciente e do reaproveitamento. Neste sentido, utilizaremos material reciclável para criar brinquedos e outras peças”, explicou o diretor de Cultura, Marcelo Souto.
A bióloga da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Érika Buchignani explica que a coleta de toner é uma novidade na Prefeitura de Garça. A partir de agora, uma empresa especializada fará a coleta na cidade sempre que for necessário. Ela também salienta a importância de parcerias como a que ocorre com a Secretaria de Cultura, a Recicla Garça e o Instituto Recicleiros, para aumentar a conscientização da população sobre a importância da coleta seletiva.
“Já temos a coleta seletiva no município, implantada desde dezembro de 2021, e o momento agora e o de aumentar a participação da população nesse processo. Na Biblioteca funcionará mais um ponto fixo de coleta seletiva, mas para a sua eficiência, é fundamental o engajamento da população, descartando corretamente o material reciclável”, solicitou a bióloga Érika Buchignani.
A Biblioteca Municipal Doutor Rafael Paes de Barros está localizada na Avenida Doutor Rafael Paes de Barros, nº 522, Bairro Williams.
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos