01 AGO 2022
Arrastão contra a dengue em Jafa, dia 3 de agosto
Coloque na calçada todos os materiais inservíveis que podem acumular água.
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde e da Secretaria de Administração dos Serviços Públicos, estará promovendo uma ação de coleta de materiais inservíveis no Distrito de Jafa na quarta-feira, dia 3 de agosto, a partir das 8h. A ação tem como objetivo acabar com os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika virus.
A equipe estará recolhendo objetos que possam acumular água, como latas, garrafas, brinquedos velhos, móveis, e outros objetos que não estão mais sendo utilizados e podem se transformar em criadouros do mosquito.

Como ajudar a combater o mosquito Aedes Aegypti?
A dengue é uma doença que pode levar ao óbito e para combate-la a responsabilidade é compartilhada entre o poder público e a população, confira o que você pode fazer para evitar que os mosquitos se reproduzam na sua casa ou trabalho:
  • Manter bem tampado caixas de água;
  • Lavar ao menos duas vezes por semana com água e sabão tanques, potes de animais e demais recipientes utilizados para armazenar água que necessitem ficar expostos;
  • Remova semanalmente galhos e folhas que estiverem em calhas;
  • Não deixar água acumulada sobre a laje;
  • Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los duas vezes por semana com água e sabão;
  • Troque água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana, tomando o cuidado de passar as mãos nas raízes para limpá-las;
  • Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
  • Mantenha garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
  • Mantenha garras plásticas ou retornáveis fechadas;
  • Acondicionar pneus em locais cobertos ou, caso utilize para balanços ou em volta de árvores, fure-os ou corte-os para que a água não fique parada em suas laterais;
  • Faça sempre manutenção de piscinas;
  • Tampar ralos;
  • Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
  • Não deixar água acumulada em folhas secas ou plantas que retenham água, tais como bromélias e outras suculentas;
  • Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
  • Limpe sempre a bandeja do ar condicionado;
  • Lonas devem ser usadas para cobrir materiais de construção e precisam estar sempre bem esticadas para não acumular água;
  • Recolha sacos plásticos, lixo, folhas, tampinhas e qualquer outro material que esteja jogado no quintal.
  • Retire a água da parte de trás da caixa de acumulo da geladeira duas vezes por semana, caso sua geladeira possua o compartimento;

Assinatura 4 logos
Autor: Andreza Levorato Sega