25 AGO 2022
Ações estão sendo desenvolvidas em cuidado com o escorpião no município
Ação da Vigilância de Saúde leva informação para escolas e empresas privadas sobre os perigos das picadas de escorpião.
Entre os dias 22 e 26 de agosto está acontecendo a “Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo/Escorpião no Estado de São Paulo”. Em Garça, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretária de Saúde, através dos trabalhos desenvolvidos pela Vigilância de Saúde vem desenvolvendo vários trabalhos de informação sobre os perigos do escorpião.
Foram distribuídos panfletos em escolas, estão sendo apresentadas palestras em empresa privadas e haverá curso de capacitação com profissionais da unidades de ensino com o objetivo de falar com a população a respeito da prevenção e cuidados necessários para evitar os acidentes com picadas de escorpiões dentro de casa, nos quintais, calçadas, parques ou jardins. Com foco principal de cuidado nas crianças, já que uma criança quando picada requer supervisão e cuidados assistenciais imediatos.
Crianças até 10 anos, são o principal grupo de risco em acidentes com picadas de escorpião e sentem mais a ação do veneno escorpiônico. Porém, elas não são o único grupo que corre o perigo de ser picado, pois trabalhadores da construção civil, de madeireiras, transportadoras e distribuidoras de hortifrutigranjeiros, pessoas acamadas ou que permanecem longos períodos em quintais, também precisam redobrar o cuidado.

Sinais e Sintomas:
A dor local é um sintoma que aparece logo após a picada, em 100% dos casos. Em crianças ocorrerá choro abrupto e intenso, devido à dor. Além da dor, ocorrerá agitação, ofegância e respiração e batimentos cardíacos aumentados. Poderá ainda ocorrer no local da picada formigamento/dormência, aumento da temperatura, inchaço leve, vermelhidão, arrepio dos pelos e suor. Se a picada for na mão ou no pé (principais locais acometidos), esses sinais podem irradiar para parte ou todo o braço ou perna.
Outros sintomas que podem ocorrer em crianças até 10 anos são o aumento do suor pelo corpo, vômitos (poucos ou muitos), agitação (devido à ansiedade, medo e dor) alternada com sonolência, tremores, produção excessiva de saliva (começa a babar). Se esses sintomas ocorrerem, mesmo que não sejam todos, e um escorpião for avistado, deve-se pensar em acidente escorpiônico e levar a pessoa imediatamente para o atendimento médico.

Primeiros Socorros em caso de acidente de escorpião:
  • Limpar o local com água e sabão
  • Aplicar compressa morna no local
  • Procurar o serviço de saúde mais próximo para que possa receber atendimento o mais rápido possível
Se for possível (com segurança e desde que não leve muito tempo, pois a prioridade é o atendimento médico urgente), capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde. O escorpião pode ser levado vivo ou morto.

Como prevenir os acidentes:
As medidas de controle e manejo de escorpiões baseiam-se na retirada e modificações das condições do ambiente, com a ideia de torná-lo desfavorável à permanência e proliferação desses animais. Sendo a tecnologia fundamental para o controle do animal no meio urbano é a eliminação dos 3A:
  • Abrigo – acúmulo de material onde o escorpião se abrigar;
  • Alimento – manter sempre limpa a residência evitando principalmente baratas (que é o alimento predileto do escorpião);
  • Acesso – impedir o acesso do aracnídeo
Como realizar esse manejo e utilizar essa tecnologia para o controle
  • Manter jardins e quintais limpos;
  • Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas;
  • Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas;
  • Manter a grama aparada;
  • Limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, pelo menos, numa faixa de um a dois metros junto às casas;
  • Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois aranhas e escorpiões pode estar no interior

Caso você queira levar a palestra de informação para a sua empresa, pode entrar em contato com a Vigilância de Saude através do número da Secretaria da Saúde, no número 3471-4959, a Secretaria estará aberta de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Assinatura 4 logos
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos