31 AGO 2022
DESENVOLVIMENTO URBANO
Censo demográfico 2022 está acontecendo em Garça
IBGE solicita colaboração da população em responder o questionário
Começou no dia 1º de agosto e segue até 31 de outubro o censo demográfico 2022, que irá mostrar qual o tamanho da população brasileira, em que condições vive, como está distribuída no território nacional, qual o nível de escolaridade dos brasileiros, quais as condições de emprego e renda da população, entre outros índices.
A equipe do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – está trabalhando em Garça, e também nos outros 5.569 municípios brasileiros, visitando as residências para levantar as informações que possibilitarão uma correta tomada de decisões sobre serviços de saúde, educação, emprego, condições de moradia e diversos outros assuntos.
De acordo com o coordenador censitário da subárea de Garça, Gabriel Abuázar Giampaulo, um aspecto vem chamando a atenção: várias pessoas em Garça não estão atendendo os recenseadores para responder às perguntas.
Esta situação já foi percebida na SECOM – Secretaria de Comunicação e Eventos – da Prefeitura Municipal. O Secretário da pasta, Fábio Bonassa, explica: “A nossa Secretaria funciona quase como um tira-dúvidas para os garcenses. Recebemos ligações e mensagens com dúvidas sobre vários assuntos, e nossa equipe sempre procura ajudar. E nesta semana começaram a chegar indagações sobre o censo, especialmente se os recenseadores são confiáveis e como verificar se estão cadastrados no IBGE”.
É muito importante deixar claro para todos que as informações captadas pelos recenseadores são confidenciais e serão utilizadas exclusivamente para fins estatísticos, com sigilo sobre a identidade das informações prestadas.
Sobre os recenseadores, todos trabalham uniformizados com colete e boné, e no crachá de identificação tem o número da matrícula no IBGE. A confirmação dos dados pode ser feita com o número da matrícula ou o CPF do recenseador ligando gratuitamente para 0800 721 8181, ou diretamente no site respondendo.ibge.gov.br.
São duas opões de questionário: o básico leva apenas cinco minutos para ser preenchido; já o questionário da amostra, que é respondido por uma parte da população, leva, em média, 18 minutos.
E esta atitude pode impactar nas receitas que o município recebe do governo federal, já que muitas estão vinculadas ao número de pessoas que residem na cidade. Daí a importância em atender aos recenseadores.
As informações sempre atualizadas sobre o censo demográfico 2022 podem ser consultadas no endereço censo2022.ibge.gov.br.

Conheça os números para a realização do censo
Esta é a maior operação de recenseamento já organizada no país. Conheça o tamanho da operação:
- levantamento de informações de mais de 215 milhões de habitantes em aproximadamente 78 milhões de endereços, distribuídos pelos 5.570 municípios brasileiros;
- contratação temporária de mais de 210 mil profissionais contratados para os trabalhos de coleta de dados, supervisão, apoio técnico-administrativo, apuração e divulgação dos resultados;
- utilização de 5.570 mapas municipais e mais de 420 mil arquivos digitais e impressos dos setores censitários para orientar o trabalho dos recenseadores,
- mais de 6.000 postos municipais para realizar a coleta, cerca de 1.450 coordenações regionais e 568 agências da IBGE estruturam o trabalho nas 27 unidades estaduais.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos

Autor: Fábio Bonassa