26 FEV 2024
DESENVOLVIMENTO URBANO
Prefeitura consegue 14º AVCB para EMEF Profª Norma Mônico Truzzi do Distrito de Jafa
Município investiu R$ 600 mil para adequações necessárias
A EMEF Profª Norma Mônico Truzzi, localizada no Distrito de Jafa, é o 14º prédio escolar, segunda da rede pública municipal de ensino fundamental, a ter o prédio homologado com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
A Prefeitura de Garça investiu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, R$ 600 mil para que as instalações da escola pública municipal se adequassem às necessidades atuais.
Esta é mais uma conquista da atual administração municipal para oferecer mais segurança aos estudantes e toda a equipe de servidores que desenvolve suas atividades no local.

Quais prédios da rede pública municipal de ensino já têm AVCB ou CLCB?
O prédio da EMEF Profª Norma Mônico Truzzi é mais recente a conseguir o AVCB.
Saiba quais são os outros que compõem a rede pública municipal de ensino que já estão com o AVCB regularizado: NEI Cândida Soares de Souza no Distrito de Jafa; NEI Andréia Morato Marangão; NEI Mario Manchini; NEI Remo Casarsa; NEI Camila Cristina Nascimento Campos; NEI Inez Marangão; EMEI Profª Dinalva Peron Saraiva; EMEI Profª Enedina Garrido Lucchiari, EMEI Garcafé; EMEI Irmã Maria Sofie Barat Boscher e EMEF Manoel Joaquim Fernandes.
Já o Centro de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (CAEA) está com o CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) obtido mesmo antes de iniciar as atividades.

Qual são semelhanças e diferenças entre AVCB e CLCB?
Ambos os laudos têm função de certificar a integridade do projeto estrutural de uma edificação em caso de incêndio e que há mínimo risco envolvido para a utilização humana.
O AVCB tem uma abrangência maior e cuida da certificação quanto à prevenção e combate à incêndios em toda a estrutura predial. Ele avalia se um espaço atende aos parâmetros de segurança exigidos pelo órgão responsável e determina o nível de risco para incêndios da construção. São obrigados a ter o AVCB espaços com área construída superior a 750 m², imóvel que tenha mais de três pavimentos, imóvel que seja destina à comercialização ou armazenamento de líquidos inflamáveis, entre outros.
O CLCB é um documento que certifica que um espaço apresenta baixo risco de incêndio. É exigido para edificações com alta frequência de público, garantindo que o espaço tem pouco focos de queima e menos chance de originar estado de pânico em uma situação de evacuação. Alguns exemplos de ocupações obrigadas a ter esse certificado incluem prédios residenciais, templos religiosos, comércios, agências bancárias, lotéricas, laboratórios e estacionamentos.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa