04 NOV 2022
RECICLAGEM
SAAE
Lar dos velhos recebe doação de recursos da venda de óleo de cozinha usado pelas barracas da Tecnocafé
Quase 200 litros foram recolhidos durante o evento
Nos dias 16, 17 e 18 de setembro aconteceu a primeira edição em Garça a Tecnocafé, a feira regional de tecnologia cafeira.
Além de expositores, palestras, 5º concurso de cafés da região de Garça e parque de diversões, foi oferecida ao público que compareceu uma praça de alimentação.
Pensando em preservar o meio ambiente, a empresa Oleoquímica recolheu o óleo de cozinha utilizado por alguns participantes na praça de alimentação. Foram mais de 186 litros recolhidos. Deste total, 110 litros foram vendidos e o valor arrecadado foi doado para o Lar do velhos Frederico Ozanan.
A entrega dos R$ 356,00 foi feita diretamente na sede da instituição e contou com a participação de representantes da diretoria do lar, inclusiv do atual presidente, Jair Paiva.

Como acontece a contaminação?
Por meio do descarte errado do óleo de cozinha usado, nos ralos das pias e nos lixões e aterros sanitários.
Quando o óleo de cozinha usado entra em contato com o solo ele cria uma camada de impermeabilidade, impedindo que a água das chuvas consiga infiltrar no solo, podendo ocasionar enchentes.
Quando as bactérias realizam a decomposição do óleo, um dos produtos desta reação é gás metano, que também é poluente.
Quando tem contato com a água o óleo usado tem a capacidade de afetar a passagem de luz e oxigenação na água, que são importantes para o ecossistema aquático, além de problemas de origem estética.
O correto coar o óleo de cozinha após o uso e guarda-lo em garrafas de plástico (PET) e fazer o descarte em locais próprios para a coleta.
Aqui em Garça um destes locais é a sede do SAAE, localizada na rua João Bento, 40, próxima ao Ginásio Municipal de Esportes Wilson Martini.
Dados da Sabesp, a companhia de saneamento básico do estado de São Paulo, revelam que 1 litro de óleo pode prejudicar até 25 mil de litros de água.
Quanto óleo é produzido e quanto é reciclado no Brasil?
De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleo (Abiove), o Brasil produz mais de 3 bilhões de litros de óleos vegetais por ano. Dos 500 mil litros de óleo descartados ao mês no Brasil, apenas 10% são reciclados

SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos