03 ABR 2023
Garça confirma primeiro caso importado de Chikungunya
A pessoa contraiu a doença no estado de Minas Gerais, passou por atendimento e já encontra-se curada.
A Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, confirmou nesta segunda feira, dia 3 de abril, um caso importado de Chikungunya, contraído por um paciente no mês de fevereiro, em Minas Gerais.
A paciente esteve em viagem no estado de Minas Gerais de 13 janeiro a 27 de janeiro, vindo a apresentar alguns sintomas clínicos no início de fevereiro. Porém a suspeita de Chikungunya foi realizada em 17 março, recebendo a confirmação clínica no dia 31 março através do Laboratório do Instituto Adolfo Lutz. O caso é considerado importado visto que foi contraído em outra cidade/estado.
Todo o trabalho necessário foi realizado pelos profissionais da saúde, mas pedimos a colaboração de toda população para eliminar os criadouros do mosquito.
A paciente passou por tratamento médico necessário e já retornou para suas atividades normais.

O que é Chikungunya?
A chikungunya é uma doença causada por um vírus CHIKV, com um conjunto de sintomas bastante similar ao da dengue. A transmissão da chikungunya, inclusive, é por meio do mesmo mosquito, o Aedes aegypti.

Como acontece a transmissão?
Pacientes acabam se infectando com o chikungunya por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo mosquito capaz de transmitir a dengue.

Quais são os sintomas?
Entre os sintomas apresentados pelo paciente infectado pela chikungunya, destacar: febre alta (acima dos 39°C) de começo súbito; artralgia intensa (dor nas articulações); pele e olhos avermelhados e irritados; exantema (erupções na pele que coçam); conjuntivite; dor no corpo; dor de cabeça; náuseas e vômitos. O principal sintoma de chikungunya é a dor muito intensa nas articulações. O paciente pode continuar sentindo essa dor por meses e até anos após superar a doença.

Como prevenir o Chikungunya?
A prevenção é feita por meio do combate a qualquer foco de mosquitos, como água parada. É evitando a reprodução desses insetos que se previne a transmissão.

Assinatura 4 logos
Canais Oficiais da Prefeitura de Garça:
Site: garca.sp.gov.br
Telegram: canal de notícias t.me/prefeituragarca
WhatsApp: grupos de notícias 1 https://chat.whatsapp.com/J34bEXYO8hQJZeGsuYqo2O e 2 https://chat.whatsapp.com/Gx7jk3YhsEZ5CtjHf4gUUg; ambos recebem as mesmas notícias.
Instagram: instagram.com/prefeituragarca
Facebook: facebook.com/prefeituragarca