24 MAI 2023
SAAE
SAAE adota hidrômetros de polímero para inibir furtos
Para inibir o furto de hidrômetros e garantir o fornecimento contínuo de água, o SAAE – Serviço Autônomo de Águas e Esgotos iniciou a substituição dos hidrômetros de metal por modelos de polímero plástico no município. Nos últimos seis meses, 74 hidrômetros foram furtados, gerando prejuízo à Autarquia e aos clientes.

Ao evitar furtos com a adoção dos novos equipamentos, previne-se também vazamentos de água, que inevitavelmente ocorrem com a subtração do medidor. Furtar hidrômetro é crime, com penas previstas em Lei.

Os novos aparelhos que foram adquiridos, estão passando por testes para verificar seus benefícios e serão instalados de forma gradativa, especialmente na reposição de hidrômetros furtados. Os hidrômetros de composite, que estão sendo instalados, não tem valor comercial e, por tanto, a expectativa é de que o crime não volte a ocorrer no mesmo local.

Atualmente, Garça conta com 18.455 hidrômetros, sendo 9.066 (49,1%) com menos de sete anos e 9.389 (50,9%) com mais de sete anos de uso. Desses, 275 (1,5% do total) apresentam mais de 25 anos de uso. A última iniciativa de renovação do parque de hidrômetros do município ocorreu com recurso da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), em projeto que permitiu a troca de 2.051 hidrômetros entre os anos de 2015 e 2019.

“O prejuízo financeiro desse crime não é somente pela necessidade de repor o medidor, mas também por provocar danos aos cavaletes, vazamento de água, deslocamento de equipe, entre outros”, explicou José Ricardo Felix, responsável pelo setor de Hidrometria do SAAE.

Em caso de furto, o SAAE orienta aos clientes que registrem o Boletim de Ocorrência e apresentem o documento no setor de atendimento da Autarquia para solicitar a reposição do hidrômetro. A geração do boletim possibilita que dados importantes sejam levantados para que a polícia possa atuar de modo a coibir esse tipo de crime.
Fonte: SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Garça
Autor: Assessoria SAAE