No dia 26 de junho, segunda-feira, a Proden, organização responsável pelo Cerejeiras Festival, reuniu-se com representantes das entidades do município, que fazem parte do evento neste ano, para discutir ações sustentáveis e fortalecer as ações locais. O encontro aconteceu no auditório da ACIG - Associação Industrial e Comercial de Garça, que é uma das patrocinadoras da festa.
Durante a reunião, a responsável pelo projeto Cerejeira Sustentável, a bióloga, Érika Buchignani, explicou as iniciativas que serão implementadas durante todos os dias em que o evento ocorrer. Ela ressaltou a importância da compreensão e cooperação de todos os envolvidos para a realização de um festival diferenciado, que priorize a preservação do meio ambiente. O projeto Cerejeira Sustentável tem ganhado cada vez mais destaque a cada edição, contando principalmente com a adesão e contribuição das entidades em sua realização.
Representantes do Recicla Garça também estiveram presentes e destacaram a importância social do projeto, que proporciona empregos formais para diversas famílias, além de proporcionar condições dignas de trabalho para todos os envolvidos.
Em seguida, Eduardo Cabrini, representante da Proden - Associação Garcense Pró-Desenvolvimento, relatou que a organização do festival está sob responsabilidade da entidade e assumiu total responsabilidade por eventuais resultados financeiros negativos. Cabrini enfatizou que o evento é totalmente gratuito para a população e não recebe recursos financeiros públicos. Os recursos são obtidos por meio de patrocinadores, comercialização de espaços e venda de bebidas. Além disso, o festival tem um caráter social, proporcionando espaços para as entidades municipais levantarem recursos por um valor simbólico. Também destacou a importância de conscientizar a população para que adquira as bebidas diretamente da distribuição oficial do evento, pois esse recurso é direcionado ao festival e, caso haja um resultado financeiro positivo, é investido em melhorias na próxima edição.
Cassiano Pelegrini, representando o apoio da Prefeitura Municipal de Garça, também teve a palavra durante a reunião. Ele agradeceu a presença de todas as entidades presentes e ressaltou o compromisso sério da Proden em alcançar resultados positivos. Pelegrini destacou que o diálogo aberto é fundamental para garantir que todos os parceiros do festival compreendam claramente as ações realizadas. Além disso, informou que uma equipe de fiscalização estará presente para garantir a organização e o bom desenvolvimento do evento.
Diversos representantes das entidades presentes na reunião manifestaram seu apoio e elogiaram a transparência e as ações demonstradas pela organização do festival. Luiz Carlos, um dos representantes de entidade presentes, expressou sua satisfação com o diálogo franco e transparente estabelecido, parabenizando a equipe e agradecendo pelas informações compartilhadas, como nunca aconteceu antes por outras comissões organizadoras.
Com a proximidade da abertura do Cerejeiras Festival 2023 em Garça, a expectativa é que o evento seja marcado por uma programação diversificada, com enfoque na sustentabilidade e na promoção do desenvolvimento local.