A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, informa que continua fazendo vistorias nos imóveis residenciais, comerciais e terrenos. Os munícipes devem ficar atentos ao enfrentamento a dengue, pois o mosquito só é controlado quando há uma atuação compartilhada entre o poder público e a sociedade.
Lembre-se que, mesmo no inverno, os dias estão quentes e a temperatura tem sido propícia para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Dedique ao menos 10 minutos da sua semana para verificar possíveis criadouros e remover toda água parada. Abra sua casa para os agentes da saúde, eles irão ajudá-lo a identificar todos os possíveis pontos de acúmulo de água e informá-lo de que forma proceder.
Informações sobre a dengue de 1 de janeiro a 2 de julho de 2023:
- Positivos: 189
- Negativos: 527
- Suspeitos: 159
Os casos suspeitos estão sendo analisados em laboratório. O trabalho de Controle de Criadouros está sendo realizado em todos os casos notificados com suspeita de dengue. Bairros onde há um ou mais casos suspeitos estão sendo verificados, por isso é importante abrir a porta para os agentes e deixá-los verificar a residência e o quintal.
Hoje, infelizmente, muitos agentes são proibidos pelos moradores de entrar no imóvel, o que pode levar a uma crescente novamente nos números. É por isso que seguimos solicitado à população que deixe o agente entrar na residência, ele poderá ver situações que no cotidiano passam despercebidas e informar. A região está com alto índice de infestação, com casos subindo a cada dia nos municípios vizinhos, então, não é hora de relaxar.
Atenção: se você passou por consulta em uma unidade de saúde ou na Unidade de Pronto Atendimento - UPA, faça a coleta de sangue (sorologia) para saber se realmente é um caso de dengue, não perca o prazo de coleta. Quando um exame não é realizado em tempo, a pessoa não saberá se esteve positivada ou não, este exame deverá ser coletado do 6º dia de início de sintomas até o 30º dia.