05 JUL 2023
RECICLAGEM
Coleta de recicláveis supera 1500 Kg no Cerejeiras Festival 2023
Material foi encaminha para a Cooperativa Recicla Garça
O projeto 'Cerejeira Sustentável' é fruto de parcerias estabelecidas por várias edições do Cerejeiras Festival. Seu objetivo é conscientizar os visitantes sobre a proteção do meio ambiente e desenvolver ações sustentáveis antes, durante e depois do evento.
A comissão do 'Cerejeira Sustentável' é composta pela SAMA - Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Garça, CEA - Centro de Educação Ambiental de Garça, Cooperativa ReciclaGarça, FAEF - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral de Garça, Ecooar Biodiversidade, ÓleoQuímica Brasil e Fundação Florestal (Estação Ecológica dos Caetetus).
Mais uma vez durante os cinco dias do Cerejeiras Festival foi montado um estande do 'Cerejeira Sustentável' onde os visitantes puderam participar de atividades ambientais, como exposição de fotos de aves para promover a observação de aves, atividade de conscientização "Recicle e Pesque" e orientação sobre o descarte correto de material descartável.
Coletas realizadas durante o Cerejeiras Festival
Durante os cinco dias de evento a empresas Oleoquímica recolheu 532 litros de óleo usado pelos expositores que trabalharam com frituras. Desde total, 157 litros foram doados e a renda será destinada à instituição de caridade a ser determinada.
Outra ação importante foram os resíduos de embalagens de alimentação consumidos durante o evento. Foram instaladas lixeiras na cor verde em todo o recinto e, ao todo, 2.676 kg de resíduos foram recolhidos e, após triagem na Cooperativa Recicla Garça, 1.656 kg de materiais recicláveis serão devidamente vendidos e destinados de forma ambientalmente adequada pela Recicla Garça.
Cassiano Pelegrini, Chefe de Gabinete e colaborador na organização do evento, destacou: “Foi muito importante a dedicação de toda a Comissão Organizadora com o projeto Cerejeiras Sustentável, pois nesse ano conquistamos resultados muito importantes quando nos referimos ao meio ambiente. O prefeito João Carlos também nos pediu muita atenção para com este assunto e o fato é que ainda é uma semente. As pessoas têm muito a se conscientizar ainda, mas tenho certeza que a festa proporcionará ainda mais recursos em suas próximas edições”.
Além disso será realizado o plantio de árvores em data futura para compensar os impactos causados pelo Cerejeiras Festival, especialmente em relação ao consumo de energia. Essa ação será certificada e receberá o Selo Verde Ecooar.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa