12 JUL 2023
CAPACITAÇÃO, PALESTRAS E TREINAMENTOS
SAAE
Servidores participam de curso da NR10
Servidores da Prefeitura e do SAAE participam do curso de capacitação que acontece na autarquia.
Teve início no dia 12 de junho e vai até o dia 17 deste mês, no SAAE, o curso da NR 10, obrigatório aos funcionários que trabalham com eletricidade. Participam da capacitação servidores da Prefeitura e da Autarquia.

A capacitação, com 40 horas de duração, apresenta aos servidores as diretrizes que regulamentam as ações e estratégias em relação à saúde e segurança do trabalho e que devem ser levadas em conta na hora de criar uma política para o cuidado dos colaboradores, entre elas: medidas de controle para evitar acidentes com a rede elétrica, incluindo a desenergização, aterramento e proteção; EPIs que devem ser utilizados pelos trabalhadores para a realização das atividades; isolamento da corrente; treinamentos necessários para os colaboradores que atuam nessa situação; proteção contra incêndio e explosão e procedimentos que devem ser realizados em caso de emergência.

A NR 10 se refere à segurança de trabalhadores que atuam não somente nas concessionárias de energia elétrica, mas também, àqueles que trabalham com a implementação de projetos elétricos na construção civil, por exemplo. Entre os objetivos da aplicação da norma estão: a redução no risco de acidentes, a diminuição sobre o risco de morte para quem trabalha com a rede elétrica; redução sobre o número de choques; melhora na capacitação dos profissionais que atuam nesse tipo de serviço e nas condições de trabalho e qualidade de vida dos profissionais que atuam na rede elétrica.

Fonte: SAAE
Autor: Assessoria SAAE